Dani Machado
Mesa Afora
Para se sentir em casa na Ilha do Mel: esse local paradisíaco ganha pousada de luxo
A pousada Ybá Casa Hotel, localizada na região de Brasília, perto do Farol. Dani Machado
É muito comum pensar na Ilha do Mel e associá-la a pé na areia, surf e casas coloridas de madeira. A ilha é um paraíso que frequento desde criança, assim como muitos curitibanos. Da capital, é relativamente perto, apenas 120 km de distância. Um lugar perfeito para se desligar do dia a dia e se conectar à natureza.
Algumas pousadas que antes faziam sucesso pelo ar rústico hoje começam a buscar melhorias para atender aos turistas. É fato que, por ser uma unidade de conservação ambiental, existem muitas regras: não entram carros, o número de visitantes é controlado (2.500 pessoas para hospedagem e 1.500 para day use), e há problemas com abastecimento, além de várias restrições, inclusive quanto as novas construções. Mas o potencial para receber bem os visitantes está lá.
Em janeiro de 2024, um investimento em uma estrutura mais moderna e com mais conforto chegou à Ilha do Mel: a Ybá Casa Hotel, localizada na região de Brasília, perto do Farol. Com apenas seis acomodações – três lofts para casais, duas opções para famílias e uma casa maior, chamada Araçá, onde já me hospedei duas vezes. A Araçá pode receber até seis pessoas em dois quartos e tem 105 metros quadrados, com cozinha gourmet, churrasqueira e uma rede náutica com projetor, que faz muito sucesso. O cuidado com a hospitalidade é visível em cada detalhe, desde a recepção com fotos da família e mimos até o café da manhã super personalizado, servido na hora combinada. Por lá, o frigobar é liberado e abastecido diariamente.
As portas de madeira talhadas à mão, vindas da Indonésia, atraem os olhares de quem passa em frente. A construção, que já não é de madeira, possui janelas amplas e sacadas confortáveis. A arquitetura contemporânea dá muito espaço ao artesanato caiçara da região, misturando luxo e aconchego. A Ybá Casa Hotel se destaca não apenas pelo conforto, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade, usando materiais ecológicos na construção e implementando práticas sustentáveis, refletindo o respeito pela natureza que caracteriza a Ilha do Mel.
Além das belezas naturais, a Ilha do Mel abriga importantes patrimônios históricos. O Farol das Conchas, construído em 1872, é um dos pontos mais visitados e oferece uma vista espetacular. Outra atração é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, erguida no século XVIII para proteger a costa brasileira de invasões. Para passeios ao Mirante do Farol das Conchas, você chega a pé pela praia (não recomendo fazer descalço, pois pode causar bolhas nos pés), de bicicleta é mais agradável, e a Ybá disponibiliza bicicletas aos hóspedes. Ah, o Farol é de tirar o fôlego duas vezes: primeiro pela subida, com 150 degraus, depois a vista compensa.
A ilha possui praias para todos os gostos. A Praia de Encantadas com águas calmas e cristalinas, ideal para relaxar. Já a Praia de Fora e a Praia do Miguel são mais isoladas com ar paradisíaco.
Gastronomia Local
A gastronomia na Ilha é baseada na cultura caiçara. Existem vários novos restaurantes, principalmente em pousadas. Desta última vez, experimentei o Astral da Ilha, que tem um espaço bem aconchegante e comida gostosa, embora o preço seja salgadinho como a água do mar.
Um dos meus restaurantes favoritos é o Mar e Sol, principalmente por sua moqueca. Já experimentei vários sabores, e a que mais gosto leva banana-da-terra. As proprietárias, Carol e Shila Valentim, são figurinhas carimbadas da ilha. Shila, que é nativa da ilha, começou fazendo pratos feitos para surfistas e passantes. Hoje, o restaurante é um dos principais, e seu cardápio ressalta os sabores da região.
A Carol é uma das organizadoras do Jazz na Ilha, um evento que movimenta o mês mais fraco na região, trazendo turistas de todos os lugares. O Jazz na Ilha acontece em agosto, e este ano promete ser especial, com cinco finais de semana de música boa e natureza.
O Maracolate é uma sobremesa tradicional: uma torta de maracujá e chocolate, tipo mousse. As da Pousada das Meninas e da Beehouse são as mais famosas.
Dicas para Visitantes
Para aproveitar ao máximo a Ilha do Mel, recomendo planejar a viagem com antecedência, escolher bem a pousada, programar o receptivo da ilha facilita muito na chegada. Na mala leve roupas leves, protetor solar, repelente, se estiver chovendo uma boa bota impermeável ajuda.
Fotos: Dani Machado.