Dani Machado
Mesa Afora
Um dos jantares mais estrelados de 2023 – e ainda estamos em março
O nome do evento foi Brasil convida Peru. Ocorreu no início de março no Osso, um famoso restaurante de dry aged peruano e que agora tem uma filial em São Paulo. O feito? Reunir diversos chefs experientes do Brasil e de outros países da America Latina para preparar um único jantar de 15 etapas. A minha sorte? Estar entre o seleto grupo de convidados que teve a oportunidade de provar esse show gastronômico.
Para você entender a relevância do evento no cenário gastronômico brasileiro, vou te contar um pouco sobre o currículo dos chefs convidados. De fora do Brasil, vieram Oscar Lorenzzi, que trabalha atualmente no Contendo em Nova York; o premiado chef Gustavo Monstretuque, do restaurante Yumanka no México; e José del Castilo, um dos chefs mais influentes do Peru.
O chef Micha Tsumura também fez parte desse time internacional. Micha comanda o terceiro melhor restaurante da América Latina pelo 50 Best, o Maido. Eu tive a oportunidade de conhecer a casa no ano passado e, confesso, o prato dele era o mais esperado por mim na noite - e não me decepcionei.
No time brasileiro, vários chefs que comandam restaurantes premiados internacionalmente: Luana Sabino, do Metzi; Tiago Bañares, chef e idealizador do Kotori, Tan Tan e The Liquor Bar; Tássia Magalhães, do Nelita; Tuca, do Charco; Rubens Catarina, chef executivo do grupo D.O.M. e Janaina e Jefferson Rueda do A casa do Porco. Também estavam nesse time de estrelas nacionais o chef do Osso SP, Vitor Cabanas, e Koji, que já foi eleito o melhor sushiman pela Go Were Gastronomia.
O responsável por reunir todo esse time foi o chef do Osso, o peruano Renzo Garibaldi. Foi ele quem trouxe há pouco menos de um ano para o Brasil a primeira filial do Restaurante Osso, considerado um dos melhores da América Latina pelo rankig 50 Best.
No evento, cada cozinheiro preparou um prato com a sua assinatura. A única regra: os preparos tinham que ter o carro chef da casa, o dry aged, ou embutidos e outras proteínas preparadas no fogo. Nem para a sobremesa foi aberta exceção.
O jantar que teve início por volta de 20h30 terminou pouco após à 1h com um pudim de costela e algodão doce de bala Halls preto para limpar o paladar. Criação de Rubens Catarina que conseguiu surpreender, mesmo depois de uma série de pratos que se encaixam muito bem na categoria Uau!
A seguir, compartilho com você um gostinho do que foi esse dia de celebração da gastronômia. Confira fotos e a descrição de alguns dos pratos servidos.
Beijos e até a próxima viagem Mesa afora!