Dani Machado
Mesa Afora
Fasano Rio de Janeiro é único brasileiro entre os melhores hotéis do mundo
O Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, ficou entre os 100 melhores hotéis do mundo, sendo o único brasileiro a receber esse reconhecimento pelo prêmio Travel + Leisure World's Best Award. Situado em uma localização privilegiada em Ipanema, o hotel Fasano Rio ficou em 56º lugar da lista.
Como uma admiradora de longa data do grupo e tendo tido a oportunidade de me hospedar em alguns de seus hotéis, posso afirmar que o Fasano Rio é verdadeiramente especial. Segundo empreendimento do grupo na cidade, o hotel seria a realização de um sonho de Gero Fasano, que buscava trazer para uma das mais belas cidades do mundo o legado de mais de cem anos da família Fasano, conhecida por sua dedicação a excelência em serviços e gastronomia.
A vista incomparável para a praia, a partir de uma das 89 suítes, proporciona uma experiência ainda mais marcante. Durante toda a minha estadia no Fasano Rio, fui recebida com carinho e atenção pelos funcionários, que não apenas me levaram num tour pelo hotel, mas também me presentearam com pequenos mimos no quarto, como água de coco gelada e um prato de brigadeiros, típicos da nossa terrinha.
Uma das estruturas mais impressionantes é a piscina de borda infinita no terraço. Além disso, o design do hotel é assinado pelo renomado arquiteto e designer francês Philippe Starck.
O restaurante do hotel, em particular, é excepcional. Tanto o café da manhã no Fasano Caffé quanto às refeições no renomado Gero são impressionantes. No farto buffet de café, me deliciei com frutas frecas, pãezinhos de tapioca quentinhos e panquecas cobertas com uma deliciosa calda de chocolate e frutas vermelhas, todos preparados na hora.
Durante o almoço no Gero, aproveitei para provar a coquetelaria do elegante bar posicionado na entrada do restaurante e experimentei dois drinks clássicos, Whiskey Sour e Dry Martini. Ambos acompanharam muito bem a salada de entrada e o principal, um espaguetti alle vôngole, na picância e intensidade exata como aprecio. Terminei a refeição com pudim de caramelo, sem furinhos e incrivelmente leve.
Seguindo a proposta do Gero, que atende clientes dos 20 aos 80 anos, o restaurante busca ser eclético, sem menu degustação ou excessos. O chef italiano Luigi Moressa, que participou da abertura do antigo Gero na cidade em 2002, comanda a cozinha do restaurante.
No menu, é possível encontrar clássicos do Grupo Fasano, como camarões assados no forno com crosta de ervas e cordeiro assado no forno com batatas e alcachofras. O Gero Rio de Janeiro abriu as portas em novembro de 2020, trazendo consigo toda a tradição e excelência que a marca Fasano representa.