Dani Machado
Mesa Afora
E o Oscar da Gastronomia vai para João Diamante
Esta semana aconteceu em Las Vegas a premiação do The World's 20 Best Restaurants. Nosso Brasil foi muito bem representado, em 58º ficou o restaurante Lasai - RJ, em 37º Oteque -RJ, em 27º A Casa do Porco, além destas classificação duas premiações especiais, The World´s Best Famale Chef 2024 para Janaina Rueda - você pode ler nesta matéria do Bom Gourmet - e João Diamante, dividiu a premiação Champions of Change 2024 com Jessica Rosval e Caroline Caporossi.
Hoje eu quero escrever sobre ele, João Diamante, um exemplo para muitos, um cozinheiro brasileiro, criado em favela e que recebeu uma das maiores premiações no mundo gastronômico pelo seu trabalho no projeto social Diamantes na Cozinha onde o propósito é utilizar a gastronomia como ferramenta de transformação, o projeto já impactou diretamente mais de 4 mil famílias no País.
Esta não foi a sua primeira premiação, João vem se destacando no mercado brasileiro sendo também considerado um dos 30 jovens mais talentosos e promissores pela Revista Forbes. Diamante é protagonista da série "Origens - Um chef brasileiro no Benin" que revisita as raízes de pratos típicos da culinária nacional, bem como da ancestralidade de muitos negros brasileiros. Atualmente é palestrante, empresário e consultor gastronômico.
Ontem entrevistei o chef para entender mais sobre seus projetos e qual relevância desta premiação para o Brasil.
João, qual o impacto desta premiação para você o o projeto Diamantes na Cozinha?
É imensurável, é uma projeção mundial onde você ganha esta exposição e sem dúvida conseguiremos captar mais recursos ter mais parceiros e consequentemente impactar mais pessoas, hoje temos uma demanda de mais ou menos cinco vezes a mais que a real disponibilidade, um exemplo é um curso que estamos lançando agora, temos 30 vagas para 600 pessoas inscritos, não conseguimos atender todo mundo por falta de recurso. Com a visibilidade conseguiremos trazer mais parceiro e ter uma validação maior no mundo.
Como você recebe esta premiação e como você espera que ela seja exemplo e reflita para outros jovens?
Sobre receber um reconhecimento, um prêmio desta magnitude é o que eu sempre falo, um prêmio individual sempre nasce do coletivo, não é só do João Diamante, não é só do Diamantes na Cozinha, ele é de todos, diretores, professores, voluntários, parceiros, patrocinadores, monitores, coordenadores, todas as pessoas que fazem o Diamantes na Cozinha, é um reconhecimento que traz visibilidade para outros projetos sociais pelo Brasil, fico muito feliz, reflete como exemplo e nos faz entender que estamos no caminho certo.
Qual o seu maior desafio profissional?
Hoje sem dúvida alguma nosso maior desafio profissional é alinhar as expectativas entre o mercado de trabalho e os alunos que estão sendo formados, isto ainda tem uma disparidade muito grande, por isto temos esta demanda de vagas dentro do setor mas ainda uma evasão muito grande porque as expectativas não estão alinhadas, a pessoas formadas que entram no mercado de trabalho não tem um plano de cargo e salário, não tem uma perspectiva de vida social, financeira, trabalhando no setor eu sei que no início é difícil mas esta expectativa de evolução é baixa ainda ou não é demonstrada de forma direta, nosso maior objetivo é alinhar as expectativas entre os profissionais que acabaram de se formar com o mercado de trabalho, quem vai ser ele no mercado, qual o salário, qual a carga horária, quanto vai ter que trabalhar, e do outro lado o empresário precisa valorizar esta mão de obra, precisa ter reconhecimento, entender que tem que ter um plano de evolução. Queremos ajudar a solucionar um problema mundial de mão de obra primária no setor de Alimentos e Bebidas, temos esta dificuldade, não de ter a mão de obra, mas de manter por conta destas problemáticas que eu acabei de citar.
O que podemos esperar do João Diamante, primeiro Brasileiro contemplado com a premiação Campeões da Mudança pelo World´s 50 Best Restaurants?
Sem dúvida pode esperar mais comprometimento ainda, o Diamante na Cozinha chegou onde chegou porque tem profissionais competentes, excelentes, que entregam um trabalho de excelência e são inquietos sempre tentando evoluir e implementar, não aceitando as imposições do mercado, é o que você pode esperar, iremos continuar nesta batida forte, o comprometimento é maior quando você vira referência, não tenha dúvida que a nossa inquietude não para, continuamos tentando contribuir com as pessoas que se encontram em vulnerabilidade social através de oportunidades e utilizando a educação através da gastronomia, queremos contribuir com o mercado também, tendo bons profissionais, colocando o Brasil no roteiro gastronômico com qualidade e também sustentabilidade, fazendo o social vir junto com a gente nesta, acredito que é um circulo só.
Por mais projetos como este e mais reconhecimentos para o nosso Brasil.