Dani Machado
Mesa Afora
Conquistas e sabores: restaurante Banzeiro completa quatro anos em São Paulo
Eu nunca estive em Manaus, mas estive no Banzeiro que é quase a mesma coisa. Pelo menos senti o gostinho da comida de lá. O chef Felipe Schaedler trouxe o sabor da cozinha amazônica para São Paulo.
Tudo iniciou lá no Norte onde o chef tem com sua família, outros dois restaurantes. Em Sampa o aroma do tempero amazônico se misturou muito bem com a energia pulsante da capital gastronômica.
O restaurante que já no primeiro ano recebeu o título de Bib Gourmand pelo Guia Michelin é especializado em cozinha autoral amazônica e comemorou seu aniversário semana passada com uma festa para convidados.
Segundo o chef, "ano passado comemoramos os 3 anos do Banzeiro e 2022 foi um ano que ainda haviam muitas dúvidas no ar, é sensacional chegar em 2023, restaurante consolidado, as coisas acontecendo, Brasil voltando, é muito gratificante e nos enche de vontade de fazer ainda mais".
Para assinar o jantar comemorativo Felipe trouxe um time forte. Os cariocas Geronimo Athuel chef do Ocya e grande especialista em peixes, Elia Schramm do Babbo Osteria e também professor reconhecido na cidade, Alex Mesquita, mixologista que elaborou a carta de drinks da casa. E ainda a talentosa e premiada chef Giovanna Grossi do Animus Restaurante.
Na festa, clientes especiais, imprensa e muitos amigos da gastronomia. Além da família, é claro, pessoas incríveis com quem eu adorei conversar e conhecer um pouco mais sobre a história. Pai do Felipe era só sorrisos, orgulhoso e com razão.
O menu recheado de ingredientes do Norte e características de cada cozinha. A vieira com priprioca e leite de coco derretia na primeira bocada. Deliciosa. Era do Felipe, prato que ele prepara com delicadeza.
Outros frutos do mar presentes no menu foram o tambaqui em arroz caldoso e lombo, barriga de pirarucu e mexilhão. Técnicas se misturavam nas apresentações, brasa, crudo, defumação e maturação, elevando muito o sabor dos pratos. A sobremesa com bacuri e cumaru da chef Giovanna impressionou. Foi um brullé com limão siciliano e crocante de café.
Sobre o Chef:
O chef Felipe Schaedler ajudou a projetar a culinária amazônica nacionalmente. Ele desenvolve, junto a produtores, uma intensa pesquisa de ingredientes nativos, como os cogumelos cultivados por tribos Yanomami, formigas saúvas – que chegam de São Gabriel da Cachoeira, a 850 quilômetros de Manaus –, tubérculos rústicos, flores comestíveis e frutas locais.
Com esta empreitada, ele apresenta ao paulistano seu olhar para a cozinha amazônica, um trabalho que transpõe tradição e regionalismo para os dias de hoje.
Feliz em participar da festa, mas ansiosa para retornar e provar o menu da casa.
Serviço:
O Banzeiro fica Rua Tabapuã, 830 – Itaim Bibi, São Paulo. Horário de funcionamento: segunda a sexta, de 12h às 15h30 e das 19h às 23h30; sábado, de 12h às 16h30 e de 19h à 0h, e domingo de 12h às 16h30. Telefone: (11) 2501-4777. @banzeirosp