Dani Machado
Mesa Afora
Casa Guaspari, espaço inspirado na Toscana é a novidade da Vinícola na Serra da Mantiqueira
A Casa Guaspari fica na na Serra da Mantiqueira, em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo. Dani Machado
Na semana passada, tive o privilégio de conhecer a Vinícola Guaspari, situada na Serra da Mantiqueira, em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo. Com 800 hectares na fazenda Santa Maria, altitudes entre 1.000 m e 1.300 m, noites frescas e ótima insolação durante o dia, a vinícola proporciona uma amplitude térmica entre 10ºC e 12ºC na época da colheita, semelhante à das grandes regiões produtoras europeias. Orgulho de ser em território brasileiro, mais especificamente na sede da Vinícola Guaspari, uma joia da vitivinicultura nacional.
A Guaspari, a menos de 200 quilômetros da capital paulista, tem rótulos reconhecidos mundialmente e premiados em diversas competições internacionais desde 2016. A visita deixou claro o compromisso com a excelência na produção de vinhos nacionais.
A técnica de dupla poda utilizada pela vinícola, que inverte o ciclo produtivo das videiras para colher as uvas no inverno, quando o clima é mais seco e ensolarado, tem sido um diferencial que contribui para a qualidade e equilíbrio dos vinhos produzidos. Este método foi pioneiro na Mantiqueira e trouxe reconhecimento internacional, incluindo a primeira medalha de ouro do Brasil no concurso Decanter World Wine Awards.
A vinícola não só produz vinhos de altíssima qualidade, mas também valoriza os produtores locais apresentando seus produtos nas visitas guiadas, oferecendo aos visitantes uma experiência mais completa de enoturismo. Talvez seja por isso que a Guaspari tenha se tornado um destino muito procurado para visitação.
Aproveite a oportunidade
Para comemorar os 150 anos da imigração italiana ao Brasil, a Vinícola Guaspari prepara um menu de encerramento da Vindima de 2024, assinado por Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco, 27º melhor restaurante do mundo e 4º da América Latina, segundo o The World’s 50 Best Restaurants. O chef criou um cardápio exclusivo para harmonizar com os vinhos da Guaspari, unindo sua especialidade - a carne de porco - aos ingredientes sazonais da horta da vinícola. As visitas com o menu estarão disponíveis durante todos os finais de semana de agosto.
Além desse serviço, a vinícola oferece a opção de degustação das linhas Vale da Pedra, Vista e Terroir, durante o período da vindima, quando são colhidos os frutos para a produção do vinho. Há também a visita da Vindima, com café da manhã, passeio pelos vinhedos, degustação do azeite Guaspari e menu harmonizado de quatro tempos.
Uma nova casa para eventos
Após uma grande reforma, a Vinícola Guaspari tem agora um novo espaço enogastronômico. A nova Casa Guaspari não só homenageia as raízes italianas da família, como serve de palco para a degustação de menus harmonizados servidos regularmente e eventos para até 300 pessoas, além de abrigar um novo wine bar. O projeto, realizado pelo arquiteto Sérgio Santana, remete aos jardins da região da Toscana, deslumbrante.
A nova Casa Guaspari adquiriu uma das últimas peças existentes da escultura Il Porcellino, uma estátua de bronze de um javali selvagem cuja versão original está exposta no Mercato Nuovo, em Florença, na Itália. As outras reproduções da peça – que tem 1,80 metro de altura e é anatomicamente realista – se encontram em diversos países, como Bélgica, França e Alemanha. A estátua original foi feita pelo artista barroco Pietro Tacca e acredita-se que traz sorte a quem toca seu nariz e, em seguida, coloca uma moeda em sua boca.
Serviço
Visita da Vindima Vinícola Guaspari
Datas: 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de agosto e 1 de setembro
Preço: R$980 por pessoa
Reservas: www.vinicolaguaspari.com.br
Visita da Vindima Vinícola Guaspari
Datas: 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de agosto e 1 de setembro
Preço: R$980 por pessoa
Reservas: www.vinicolaguaspari.com.br