Dani Machado
Mesa Afora
Buenos Aires continua sendo uma ótima opção gastronômica
Com a recente alta dos preços na Argentina, surge a dúvida: Buenos Aires ainda está valendo a pena? Estive lá no início de fevereiro e, mesmo com o aumento, a experiência gastronômica continua incrível e acessível .
Ao longo dos anos, a gastronomia de Buenos Aires tornou-se uma das opções mais abrangentes e queridas pelos turistas que visitam a América Latina. A cidade oferece várias novidades e eventos gastronômicos, incluindo parcerias com renomados chefs brasileiros como Tassia Magalhães do Nelita-SP, Janaína Rueda, premiada como a melhor da América Latina pela lista The World 50 Best Restaurants, Thiago Banares do Tan Tan, Kotori e The Liquor Store, entre outros.
A cidade, resultado de encontros entre produtos e etnias, oferece uma cozinha vital e dinâmica. Desde pratos tradicionais como "asado" até influências de diferentes culturas, Buenos Aires é uma bela fusão culinária.
Curiosidade: Produtos como doce de leite, empanadas e "asado" são reconhecidos como Patrimônio Cultural, Alimentício e Gastronômico Argentino.
No final de 2023, a Argentina recebeu a primeira edição do Guia Michelin, que laureou em Buenos Aires 6 restaurantes com uma estrela, um com duas estrelas e quatro restaurantes foram reconhecidos pela Estrela Verde do Guia Michelin, dando ainda mais visibilidade à gastronomia da região.
Restaurantes recomendados por mim:
- Don Julio: O restaurante mais antigo da cidade, eleito o melhor restaurante de carnes do mundo em 2023, recebeu uma estrela Michelin e é o número 10 na lista 50 Best.
- El Preferido de Palermo: Uma casa com história, premiada e conhecida por suas milanesas preparadas na cozinha aberta. É parada obrigatória na minha opinião.
- Mishiguene: Restaurante de gastronomia judaica, classificado no 15º lugar na lista do The World 50 Best Restaurants América Latina. Comida excepcional, mas atendimento um pouco complicado e o giro de 3 horários de reserva não me agrada muito.
- Niño Gordo: Uma parrilla asiática, provavelmente o meu favorito. Destaque para tataki, arroz frito e karaage.
- Casa Cavia: Um casarão restaurado do início do século 20, a união da bela casa com gastronomia impecável, bar e mini floricultura tornam este restaurante muito interessante. Coloca na sua lista.
- Cauce: Indicado pelo Guia Michelin, a charmosa casa em Puerto Madero serve um Ojo de Bife com Fritas delicioso. Recomendo.
- Elena Restaurante: Considerado um dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, fica dentro do Hotel Four Seasons, espaço lindo inspirado nas casas históricas de San Telmo. A charcutaria é incrível.
Bares imperdíveis:
- Cochinchina: Drinks autorais perfeitos e, para acompanhar, comidinhas com influência vietnamita e francesa ao som de DJ, a casa ganha um ar descontraído e badalado.
- Uptown: Um dos meus favoritos, no estilo bar secreto, transporta à Nova York, especificamente ao metrô. Precisa reservar se quiser mesa, as comidinhas são criativas e saborosas.
- Floreria Atlântico: Ainda na onda do bar secreto, a sensação do momento, o bar fica escondido numa floricultura e serve drinks inspirados nas Colônias e Povos Originários da América Latina.
- Grand Bar Darzon: Excelente opção para degustar vinho e comer bem. O menu combina receitas chilenas e japonesas. Ponto negativo para entrada de grupos grandes de excursões no bar, que acabam deixando o serviço atrapalhado.
Espero que aproveite a minha seleção de experiências gastronômicas em Buenos Aires e boa viagem.