Dani Machado
Mesa Afora
Belo Horizonte trabalha para consolidar identidade gastronômica da cidade
Reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, Belo Horizonte conta com a parceria entre Belotur, Sebrae Minas e outros importantes atores do setor de gastronomia para a consolidação da identidade gastronômica da cidade. E a Bienal da Gastronomia, agendada para este mês, destaca-se como ponto alto nesta jornada.
A partir da próxima segunda-feira (16) até o dia 31 de outubro, profissionais e entusiastas do setor de gastronomia terão acesso a uma programação diversificada, incluindo palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais dentro da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte. Eu estarei lá e farei a cobertura da primeira edição deste evento que foi desenhado a partir do estudo de place branding realizado pela Bloom Consulting para Belo Horizonte.
Esse estudo visa não apenas destacar estabelecimentos, mas também fomentar a interação entre chefs, estudantes e produtores locais. A ideia é fortalecer a identidade da capital mineira como um local onde, além de consumir boa gastronomia, também se pensa sobre alimentação, tradição, tendências e indentidade.
“O evento será uma plataforma para inspiração, aprendizado e networking, momento em que chefs, estudantes, empreendedores e amantes da culinária irão se reunir para compartilhar ideias, desafiar padrões e moldar o futuro da gastronomia”, disse Gilberto Castro, presidente da Belotur, em entrevista recente ao portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Seguindo essa ideia e ainda falando sobre o cenário gastronômico de BH, não poderia deixar de mencionar o Festival Fartura, uma plataforma que mapeia a trajetória do ingrediente, desde sua origem até o prato. Com expedições de pesquisa, conteúdo gastronômico de qualidade e festivais realizados em diversas regiões de Minas Gerais, essa iniciativa se destaca por conectar produtores, chefs e estudiosos da gastronomia. Para mim, um verdadeiro compromisso com a transformação social e o desenvolvimento econômico por meio da culinária.
Tenho certeza de que a partir da próxima segunda-feira teremos dias ricos de conhecimento e deliciosos à mesa em Belo Horizonte. Com iniciativas como a Bienal da Gastronomia, a cidade demonstra um comprometimento sério com o desenvolvimento do turismo gastronômico e mostra que investimento em gastronomia gera riqueza, porque a cidade fomenta o turismo e movimenta a economia.