Dani Machado
Mesa Afora
Banzeiro celebra 5 anos em São Paulo e convida chefs de 4 regiões brasileiras
Segundo ano que eu vou até São Paulo para esta festa, é evidente que o chef Felipe Schaedler sabe como celebrar o Banzeiro. Para o quinto aniversário do restaurante, ele trouxe mais uma vez os ingredientes amazônicos para o centro das atenções. Com a noite agradável, a área externa do restaurante fez sucesso, especialmente porque pudemos apreciar de perto as preparações no moquém – uma grelha artesanal para defumação de peixes, nela peixes amazônicos como tambaqui, famoso da casa, piranha, jaraquí, mapará e aracu, confesso que estes três últimos eu não conhecia.
O jantar contou com a participação de chefs de quatro regiões do Brasil, o chef Henrique Gilberto, de Belo Horizonte, por sinal recém chegado de Paris onde organizou o stand de gastronomia brasileira durante as Olimpíadas. O talentoso Ian Baiocchi, de Goiânia, e o chef Marcelo Schambeck, do Capincho em Porto Alegre. Além disso, o bartender Jean Ponce, do bar Guarita, que criou o drink exclusivo "7 Ervas - Versão Banzeiro", uma combinação de cachaça, vodka com infusão de puxuri, concentrado de abacaxi e mel de capim santo, delicioso.
Entre os destaques do menu estavam o leitão com arroz de pequi do chef Ian Baiocchi, o milho frito com manteiga e queijo "Grana dos Laura" do chef Henrique Gilberto além da língua com tomate verde. O chef Marcelo Schambeck entregou bochecha de porco com purê de mandioquinha e um picolé de cupuaçu e graviola. Felipe Schaedler preparou nhoque de banana com cogumelos Yanomami e peixe moqueado com purê de feijão manteiguinha. Pensa na riqueza deste jantar.
O Banzeiro é famoso pela abordagem inovadora da culinária amazônica, por este motivo já levou vários prêmios gastronômicos, mais recente o importante selo Bib Gourmand do Guia Michelin, que reconhece a excelente relação entre qualidade e preço.