Dani Machado
Mesa Afora
Chef Tássia Magalhães é um talento que surpreende e anima
Anima mesmo. É tanta delicadeza em seus pratos, tanto sabor e amor que nos conquista. Esta semana estive no aniversário de 2 anos do Nelita em São Paulo. O jantar preparado por ela, especialmente para esta ocasião, contou com seu “professor” Jefferson Rueda, com quem Tássia trabalhou por anos no restaurante Pomodori. A chef Janaina Torres Rueda também esteve presente. Cada um deles trouxe seu toque especial para o menu.
Nelita é um sonho realizado para a jovem chef. Seu restaurante italiano tem algumas peculiaridades, entre elas, a cozinha composta só por mulheres e, também a finalização dos pratos aberta para que o cliente possa apreciar — inclusive com lugares na bancada da chef. Os produtos são na maioria de pequenos produtores e utilizados considerando a sazonalidade.
O cardápio, harmonizado com vinhos brasileiros pelo Danyel Steinle — sommelier da casa, sócio e marido da Tássia —, iniciou com tortinha de cebola e mirtillo, seguido de pão, porco e sardinha. O meu favorito foi urtiga, porco moura e gema caipira. Para finalizar, brioche, pato e ostra.
Na sequência, Camarão ao beurre blanc e abóbora manteiga delicadamente colocada por cima em formato de pequenas flores. A galinhada com gema curada preparada pela Janaína estava sensacional. O cappelli de berinjela, alga e funghi que a Tássia preparou com muito umami, eu comeria novamente neste exato momento. Na finalização dos pratos quentes: Porco canastra maturado, taioba e tucupi.
Agora a parte que eu sei que vocês mais gostam. Bebidas? Não, sobremesas. E não ache estranho, porque o sabor se complementou muito. Iogurte, fígado e limão. Sim, tinha foie na sobremesa. Eu comi e gostei. Segunda sobremesa: coco, mandioca servida frita em pequenos quadradinhos e chocolate branco. Também foi servido o famoso bombom que finaliza sempre a refeição no Nelita. Desta vez, o sabor era gorgonzola dolce e acerola.
Vida longa ao Nelita e aos outros projetos do casal. Ah, por sinal vem coisa nova por aí. Enquanto eu não posso contar para vocês, vou falar da última novidade deles que eu conheci e que está agitando a cidade. Antes de se apaixonar pela cozinha italiana, Tássia pensou em trabalhar com confeitaria. E por ser uma paixão, ela abriu em fevereiro deste ano no bairro Itaim Bibi, a Mag Market. Inspiração em pâtisserie francesa, mas com ingredientes totalmente brasileiros, o menu contempla delícias requintadas de padaria, confeitaria e, em especial, viennoiserie.
O croissant clássico é insano. Perfeito em formato, tamanho
e sabor. A confeitaria ganha grande destaque. Não deixe de experimentar o
Chocolatudo, queridinho da chef e a choux de cumaru, queridinha da escritora
aqui.
e sabor. A confeitaria ganha grande destaque. Não deixe de experimentar o
Chocolatudo, queridinho da chef e a choux de cumaru, queridinha da escritora
aqui.
O projeto é lindo e aconselho chegar cedo aos finais de
semana.
semana.