Rui Morschel
Comida de Verdade
Como calcular a quantidades de uma refeição e diminuir o desperdício
Se tem algo que amedronta grande parte dos cozinheiros de final de semana, é saber como calcular a quantidade correta de comida pra família toda. Não queremos errar para menos, afinal somos brasileiros e vivemos uma cultura da fartura (isso é errado, mas é papo pra outra coluna), nem tampouco queremos que nossos convidados saiam de fato com a barriga vazia. Por outro lado, não queremos errar para mais por vários fatores, como gasto à toa de alimentos, dificuldade de armazenamento e também, claro, desperdício de comida.
Este receio é genuíno, e é importante tê-lo principalmente no intuito de não jogar comida fora. Porém, se tem algo dos meus tempos de engenharia de produção que me ajuda até hoje são os cálculos – e eles irão lhe ajudar também.
Esta técnica de como calcular a quantidade de comida que vou ensinar logo abaixo é muito utilizada pelos cozinheiros profissionais (não é exclusiva de engenheiro que trocou de carreira), pois nos oferece uma base de medida para calcular alimentos. Custos de insumos são uma importante variável na gestão de um restaurante e controlá-los de maneira adequada pode ser o diferencial para o sucesso de um negócio. E será também do sucesso do seu almoço de domingo.
Vamos lá?!
Meça e padronize suas refeições! Como? Com balança e calculadora!!
Via de regra, um adulto comum come entre 400g a 500g por refeição. Pegue este dado e “volte para trás”, contabilizando quanto de comida você precisa preparar para evitar desperdícios. Exemplo: em minha casa somos em quatro pessoas que comem em média 500g. Cada refeição deve conter mais ou menos 100g de arroz, 100g de feijão, 180g de proteína e 120g de acompanhamentos, totalizando os 500g.
Para
o arroz, como ele triplica (2 de água para 1 de arroz), preciso somente de 33g
de arroz cru. Já o feijão quadriplica (3 de água para 1 de feijão), logo
preciso somente de 25g cru. As carnes costumam ter uma perda de 10% a 20%,
então preciso de 200g a 220g. E para minha deliciosa batatinha sauté de
acompanhamento, o mesmo 120g cru se tornará o preparado.
o arroz, como ele triplica (2 de água para 1 de arroz), preciso somente de 33g
de arroz cru. Já o feijão quadriplica (3 de água para 1 de feijão), logo
preciso somente de 25g cru. As carnes costumam ter uma perda de 10% a 20%,
então preciso de 200g a 220g. E para minha deliciosa batatinha sauté de
acompanhamento, o mesmo 120g cru se tornará o preparado.
Perfeito! Agora é só multiplicar pelas quatro pessoas da casa e:
- ARROZ: 33g * 4 pessoas = 133g
- FEIJÃO: 25g * 4 pessoas = 100g
- PROTEÍNA: 220g * 4 pessoas = 880g
- ACOMPANHAMENTO (BATATA): 120g * 4 pessoas =
480g!
O ideal é sempre cozinhar de 10% a 20% a mais, para evitar surpresas (como o filho que foi jogar bola antes do almoço). Mas com estas contas você consegue fazer uma refeição bem precisa e evitar o desperdício de comida. Se você quiser fazer “para sobrar pra janta”, é só multiplicar pelo número de futuras refeições.
Esta é uma maneira simples de se calcular a quantidade de comida para grandes eventos, como casamentos e festivais por exemplo. É claro que a experiência aqui conta, e provavelmente nas primeiras vezes você irá errar para mais ou para menos.
Mas o importante é criar um padrão, e ajustá-lo conforme sua necessidade! Não há uma regra para o consumo médio, por exemplo. Por isso, é importante você conhecer os hábitos alimentares da sua família. Porém, a ideia aqui é auxiliar a diminuir o desperdício, não se tornar um restaurante zero-waste com 2 estrelas Michellin ;D
Outra atitude que você pode ter para diminuir o desperdício de alimentos, agora fora da sua casa, é baixar e usar o app FoodHero. O aplicativo conecta restaurantes, cafés e padarias com produção excedente a clientes. Você escolhe o estabelecimento e o tamanho da sacola que deseja adquirir. Depois do pagamento, é só ir ao local e fazer a retirada. O que vem na sacola é sempre uma surpresa deliciosa.