Qingdao
China, além dos espetinhos
À mesa, mais que saborosos pratos, esperança para muitas famílias do campo
Acredito no poder da comida, na força do ato de cozinhar como sendo a tradução de uma das mais belas e genuínas formas de amar. E essa forma, versátil, se molda aos mundos, aos ciclos, as dificuldades. Se apropria dos novos cardápios da vida. Se apresenta e se reapresenta como ferramenta que fortalece, que desenvolve, que aproxima povos, pessoas, projetos e objetivos. Que traz esperança a muitas famílias.
O produtor rural, em parceria com mentes gastronômicas estreladas, está sendo convidado a ir para o campo, agora, também para receber os convidados para uma grande ceia, e à mesa, ver seus produtos, em receitas simples ou elaboradas, mas sempre deliciosas, serem apresentados, servidos, com o mesmo carinho, dedicação e respeito que são colhidos.
Na China, o renomado chef e restaurateur David Laris, é o nome escolhido pelo Shanghai Daily para dar corpo ao projeto intitulado "IDEAL Dining". Projeto que visa construir uma ponte entre o homem e a natureza, o campo e a cidade através da comida. No ano passado, o foco foi o alívio da pobreza. Neste ano, sob o tema "O Campo dá Esperança", tem um novo objetivo – revitalizar o campo em Xangai.
Qingpu, subúrbio do distrito de Xangai, foi o local escolhido para o jantar. "Uma região, que prima por cenas florescentes de um campo em uma nova era", definiu um dos convidados. Conta com a integração da zona rural com o rio Yangtzé, e se torna palco o um dos destaques do evento, a prática chinesa de revitalização rural, mostrando a vitalidade da terra e da alegria dos agricultores, da colheita sob a estratégia de revitalização rural do país. "Eventos que buscam mostrar a harmonia entre os seres humanos e a natureza, e a beleza da convivência", disse Zhu Jiajian, chefe do Shanghai Daily.
Para o chef e restaurateur David Laris, o projeto é uma ótima ideia: "Devemos celebrar os agricultores e o que eu chamo de 'país artesanal', onde as coisas são feitas de uma forma que ainda se respeita realmente a essência dos sabores e ingredientes. Às vezes, as grandes empresas esquecem de onde as coisas vêm. Como, às vezes, as pessoas esquecem que no início de um ingrediente, há um agricultor e uma história...”. Ele acredita que os chefs têm um papel muito fundamental a desempenhar no apoio aos produtos e agricultores locais. "As pessoas que estão tocando a comida em primeira mão e construindo tendências precisam ser líderes. Então, acho fundamental que os chefs tenham um grande papel a desempenhar no apoio à indústria local e aos agricultores. É muito importante que o campo continue sendo respeitado e rejuvenescido ", ressalta ele.
No ano passado, na sua primeira edição, o projeto se concentrou em destacar como os ingredientes das áreas rurais distantes, que recebem apoio para o alívio da pobreza de Xangai, chegam às mesas da cidade. Ideias criativas de chefs de hotéis cinco estrelas enalteceram cada ingrediente, valorizaram merecidamente a dedicação de cada produtor.
Fonte: Original Ke Jiayun Shanghai Daily SHINE