Alê Mocellim
Bom Churrasco
Paixão nacional, o churrasco tem data comemorativa no Brasil
Um passatempo amado e uma tradição que passa de geração para geração, o churrasco acompanha a própria história da evolução da espécie humana. O Homo erectus, um ancestral do Homo Sapiens, teria sido o primeiro a perceber que ao expor ao fogo a carne da caça ela ficava mais saborosa e ganhava mais durabilidade. Isso há cerca de 1,8 milhão de anos.
Com o tempo, a espécie humana evolui e, claro, a técnica do churrasco se desenvolveu e se espalhou pelo mundo. Na Grécia Antiga, por exemplo, o churrasco era uma parte importante das celebrações religiosas e, no período do Império Romano, o churrasco era popular entre os soldados.
Aqui pelo Brasil, o churrasco teria se estabelecido inicialmente nos pampas, durante o século 17, junto com os Setes Povos das Missões, aldeamento fundado por Jesuítas espanhois no Rio Grande do Sul. E foi a partir deste estado que as técnicas do churrasco tornaram-se conhecidas e famosas, espalhando-se por todo o Brasil. É dos gaúchos, inclusive, a famosa técnica do Fogo de Chão.
Não à toa, o Dia do Churrasco no Brasil tem total relação com as tradições gaúchas. A data, 24 de abril, é uma homenagem ao primeiro Centro de Tradição Gaúcha (CTG) de Porto Alegre, criado em 24 de abril de 1948. A data, inclusive, é oficializada por lá, com uma lei estadual de 2003.
Mas, como sabemos, o churrasco não é coisa apenas dos gaúchos, é uma paixão nacional. Hoje em dia temos o melhor das técnicas e do churrasco servido por todo o Brasil. Temos também alguns dos maiores festivais de churrasco do mundo, os quais pouco a pouco entram no calendário gastronômico do país.
E, puxando a brasa para o meu lado, digo com total segurança que aqui em Curitiba temos alguns dos melhores assadores do país. Heber Fantato, Silion de Conto, Paulão Meat Lover, Guilherme Calixto, Johw Butcher, Fabião Cruz del fuego, Raphael Rufato, Carlos Fogo, Washington Gomes e Douglas Pulperiando são alguns dos nomes que vale anotar e buscar provar o trabalho.
Para finalizar minha coluna desta semana, vou deixar aqui uma receita simples, rápida e muito fácil de preparar. Meu presente para você nessa semana que comemoramos o Dia do Churrasco.
(Usuários do App Gazeta do Povo via Android podem ter dificuldade para ver a receita. Nesse caso, recomendamos acessar o link direto do navegador do seu celular.)
- Para o Bife Ancho
- 2 unidades de bife de ancho com aproximadamente 350g cada
- Sal de Parrilla
- Coloque uniformemente o sal de parrilla de um lado do bife de ancho e deixe-o descansar por aproximadamente 10 minutos.
- Com a churrasqueira já quente (aproximadamente 5 segundos de mão), coloque seu steak na grelha para assar os dois lados por aproximadamente 5 minutos cada lado, o tempo vai depender da espessura do bife.
- Retire-o da churrasqueira e deixe-o descansar aproximadamente 1 minuto por centímetro de altura da carne para o líquido ramificar e você servir a carne suculenta por completo.
- Corte a carne em tiras, coloque o creme de gorgonzola por cima e sirva com um arroz branco ou uma salada.
- Para o creme de gorgonzola
- 200 g de queijo gorgonzola
- 2 caixas de creme de leite
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola roxa
- 1 colher de sopa de manteiga
- Azeite
- Em uma frigideira, coloque a manteiga e três fios de azeite.
- Acrescente o alho e depois a cebola. Deixe dourar.
- Adicione o queijo gorgonzola em pedaços pequenos, e mexa sem parar até derreter todo o queijo.
- Depois, acrescente o creme de leite e mexa até ficar homogêneo.