Alê Mocellim
Bom Churrasco
Dicas para fazer uma Costela Fogo de Chão de respeito
Fala meu povo, tudo bem com vocês? Como passaram a semana? Espero que muito bem! Na matéria passada falei sobre as diferenças entre a Costela Borboleta e o Assado de Tira e como fazer a escolha certa para o seu churrasco. Hoje vou trazer dicas de como fazer uma COSTELA FOGO DE CHÃO DE RESPEITO. Bora lá?!
1- Verificar o clima e a posição do vento. Esses fatores influenciam e muito no tempo e na qualidade de cocção da costela.
2- Devemos sempre nos preocupar em deixar os ossos da costela virados para o lado do fogo com temperatura mais alta.
3- A temperatura ideal é o tempo de 13 a 16 segundos que você conseguir deixar a palma da sua mão direcionada ao fogo.
4- Se o tempo for menor a 13 segundos, a costela fogo de chão pode selar e não assar internamente, ou seja, você provavelmente queimará ela por fora. A temperatura com o tempo muito acima de 15 ou 16 segundos pode dar aquela famosa encruada na sua costela, ou seja, ela não irá assar internamente. Esse processo é muito importante nas primeiras 2 horas de fogo.
5- Já do lado do matambre, não há necessidade de uma temperatura tão alta, mas temos que manter uma média de 16 a 18 segundos, pois a carne vai defumando e assando lentamente. Caso você deixe a parte do matambre em fogo alto, a costela irá perder um líquido vermelho, que chamamos de “sangue”, mas na verdade é água com mioglobinas. A aparição desse líquido é indício de que a costela teve exposição a uma alta temperatura.
Por hoje é isso, meus amigos. Sábado que vem eu volto. Até semana que vem!