Alê Mocellim
Bom Churrasco
Costela Borboleta ou Assado de Tira? Eu te ensino a identificar as diferenças e fazer a melhor escolha pro seu churrasco
Fala meu povo, tudo bem com vocês? Como estão curtindo esse feriadão com a família? Espero que com churrasco e muita diversão. Nesta semana continuo a falar sobre costela. Esse corte tem tantas variações que seria impossível falar tudo em apenas um texto. Para hoje, separei um tema que sempre gera dúvidas: ASSADO DE TIRA X COSTELA BORBOLETA. Vou te explicar as características e diferenças de cada um deles e te ajudar a escolher o mais adequado para o seu churrasco.
Infelizmente, ainda existem alguns estabelecimentos que vendem a Borboletinha como Assado de Tira. Isso aconte, principalmente, quando a Costela Borboleta é de um animal grande, em que a porção da carne acaba vindo mais alta. Mas existem diferenças entre os dois cortes e aqui vou te explicar como diferenciar elas. Vamos começar com a Costela Borboleta.
Características da Costela Borboleta
1- Possui ossos achatados e largos. Esses ossos são flutuantes, ou seja, não estão conectados a nada, eles servem para dar sustentação às vísceras. Por isso, tendem a ser bem achatados e de espessura mais fina.
2- A porção da carne não é tão alta como a do Assado de tira. Além disso, normalmente, não são encontrados níveis de marmoreio (gordura dentro da carne).
3- Geralmente, encontra-se porções do matambre nessa peça.
4- O corte, normalmente, tem meio dedo de espessura. A cocção é rápida em fogo forte -- aproximadamente 5 segundos de mão.
A Costela borboleta é uma bela entrada para o churrasco. E aqui eu aconselho a fazer uma marinada um dia antes, temperando a carne com sal, pimenta do reino, alho e cebola e mais nada. Ficará ainda mais especial.
Agora, vamos falar do primo da Costela Borboleta: o Assado de Tira. Anota aí as dicas para nunca mais errar na compra.
Características do Assado de Tira:
1- Os ossos do Assado de Tira são redondos e estreitos, pois se encaixam na caixa torácica do animal.
2- Esse corte tem cinco ossos (e apenas cinco), pois o assado de tira é extraído da costela do dianteiro. Alguns açougues fazem com quatro ossos, mas não é normal.
3- Sua porção de carne é alta. Se não tiver uma porção de carne maior que a da Costela Borboleta, não é uma Assado de Tira de qualidade. Isso porque são extraídos de três a quatro Assados de Tira por costela, no máximo. Dessa forma, o Assado de Tira tem que sair da parte mais próxima do acém, o que garante uma alta porção de carne. Portanto, eu não compraria um assado de tira com carne muito baixa.
4- No Assado de Tira de animais de qualidade é possível encontrar um bom nível de marmoreio.
Por esse semana é isso, meus amigos. Sábado que vem eu volto aqui para contar para vocês como preparo Costela Fogo de Chão. Como disse, costela é um tema muito vasto que rende diversos conteúdos.
Boa Páscoa e até semana que vem!