Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Supermercado gourmet Eataly completa 15 anos
Basta ouvir o nome Eataly para associá-lo ao do empresário Oscar Farinetti. Se não fosse esse empreendedor italiano o melhor da gastronomia "Made in Italy"não teria ganhado tanta fama ao redor do mundo. E tudo graças à abertura da rede de restaurantes e supermercados especializados em alimentos e vinhos de primeira qualidade Eataly que está para completar 15 anos, na semana que vem. A paixão desse italiano pela boa comida, produtos sustentáveis e típicos se concretizou em 2007 depois de vender, 3 anos antes, sua rede de lojas de eletrodomésticos. Como bom piemontês, crescido em um das regiões onde predomina a tradição culinária e renomados vinhos tintos como Barbaresco e Barolo, Oscar Farinetti pesquisou tudo sobre o tema. E descobriu que os italianos gastavam somente 25% do salário em alimentos - em casa e fora. O desafio era conquistar parte daqueles 75% restantes com produtos de qualidade e convencê-los que um bom queijo e um bom café valem mais que um vestido ou um relógio. Nascia assim o Eataly (eat: comer em inglês mais Italy, Itália).
No dia 27 de janeiro de 2007 foi inaugurada a primeira unidade do Eataly, na ex-fábrica de Carpano em Turim, - onde por décadas foram feitos os renomados vermutes Carpano Antica e Punt e Mes. Depois da chegada de Farinetti, o local virou ponto turístico da cidade. De lá para cá, foram abertas dezenas de filiais na Itália mas também nos Estados Unidos, Japão, Rússia, Turquia,Dubai e até no Brasil, mais precisamente em São Paulo. Hoje, a marca Eataly está em 16 países levando o que há de melhor da gastronomia italiana e local. Em Milão, o supermercado gourmet foi instalado no centro de Brera, no antigo e tradicional Teatro Smeraldo, em 2014, onde por anos grandes artistas internacionais como Bob Dylan e Caetano Veloso soltaram suas vozes. E o que nos resta dizer: tanti auguri ao paraíso onde a gula não é um pecado.