Thumbnail

Sorvete saudável e sustentável é feito a partir da fermentação de legumes

Fernanda Massarotto

Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.

À milanesa

Startup italiana patenteia sorvete de fermentação de legumes

15/07/2022 01:17
No verão europeu, com temperaturas que beiram quase os 40 graus, nada melhor que um bom "gelato". E se artesanal, melhor ainda. E o que dizer de um sorvete feito a partir da fermentação de legumes e cereais sem glúten, lactose, soja, açúcar e gorduras?
Pois, a grande novidade na Itália é exatamente o gelato "Iuppi per Tutti", um sorvete para todos, porque não apresenta em sua composição leite, glúten e substâncias transgênicas. Feito a partir de um processo inovador de fermentação de vegetais, o gelato é  patenteado pela startup Celery, de Polignano a Mare, na Puglia, sul da Itália.
O resultado é um produto de alta digestibilidade, com um excelente valor nutricional e baixo ambiental em relação. Iuppi não possui gorduras hidrogenadas, corantes, conservantes e sabores artificiais. Perfeito para quem está de olho na própria saúde, é alérgico ou apresenta intolerâncias alimentares. Os sabores foram desenvolvidos pela 'sorveteira' Taila Semerano e poderão ser degustados ainda este verão em Polignano.