Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Sorvete “passe livre” contra Covid é sucesso do verão italiano
A sensação do verão italiano nada tem a ver com um novo drinque. Pelo contrário. O sorvete - gelato - Green Pass, uma criação da sorveteria Il Morino, de Prato, na Toscana, virou o queridinho dos italianos. E não é só pelos ingredientes refrescantes como o limão, a menta e o gostinho adicional do rum. O sabor Green Pass - passe verde - uma alusão ao certificado de vacinação contra o coronavírus instituído pelo governo italiano, desde o dia 6 de agosto, despertou a atenção até de quem não é muito fã de sorvete.
O nome, que até poderia gerar controvérsias, porém não desagradou. O proprietário da sorveteria Mirco Diddi, em entrevista ao jornal La Repubblica, explicou que todos os meses é lançado um sabor novo que vem batizado de acordo com os últimos acontecimentos do país. E assim, foi concebido o Green Pass, na cor verde, é claro, logo no início do mês de agosto.
O passaporte sanitário, que é documento necessário para a entrada em espaços internos de bares e restaurantes, porém não é exigido na sorveteria Il Morino que disponibilizou mesas e cadeiras à céu aberto. "Não poderia imaginar que fizesse tanto sucesso. Chegamos a vender mais de 5 kg por dia", contou o italiano para o jornal romano que aconselha aos clientes experimentar o Green Pass com um bola de sorvete de chocolate amargo ou de frutas.