Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Prefeitura de Milão irá distribuir água em caixinha
Para quem não sabe, em Milão, é seguro beber a água diretamente da torneira. O controle é rígido e a qualidade ótima. Há também espalhados pelas cidades, bebedouros onde a população pode levar garrafas "engarrafar" até 3 litros por pessoa. Mas a grande novidade é que, desde o último dia 22 de março, começou a funcionar uma pequena fábrica, na periferia de Milão, onde é "envasadas" água da cidade em embalagens longa vida. Batizada de "acqua del Sindaco" - água do prefeito, as caixinhas tetra-pak, por enquanto, serão destinadas à secretaria de proteção e defesa civil para distribuição em casos de calamidade pública ou interrupção do serviço de água por motivos de obras ou manutenção. Os refeitórios e cantinas municipais também poderão usufruir do fornecimento da água em caixinha bem como a população que participa de eventos, manifestações culturais e esportivas na cidade.
"Uma iniciativa que nasce para sensibilizar a população e até mesmo os turistas sobre água potável que sai das torneiras da cidade", explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Elena Grandi. "Usar a água em embalagem longa vida é muito melhor que as das garrafas plásticas. Um gesto que faz bem ao meio ambiente". A água do prefeito é a mesma que chega às torneiras dos milaneses, em 650 bebedouros públicos além dos 53 distribuidores automáticos espalhados pela cidade.