Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Pano de cera para conservar panetone
Um casamento de sucesso. Seja no âmbito profissional como sentimental. Massimo Massarotto e Molly Knickerbocker, ele vêneto e ela americana, conseguiram unir a paixão pela natureza e criar um projeto revolucionário que está mudando os hábitos dos italianos na cozinha. Em 2017, depois de um longo período de testes, o casal deu vida a Apepak, hoje uma das mais importantes empresas no setor de embalagens sustentáveis no país, que investe em ideias como o pano de cera.
Os primeiros protótipos do inovador pano de cera foram realizados com os panos de prato em algodão da avó de Molly e com a cera de abelha do pai da americana que é apicultor. O resultado: um produto 100% natural e 100% ecológico, perfeito para embalar alimentos e uma ótima alternativa para substituir o plástico filme e papel alumínio. Além de ser sustentável, o pano de cera da Apepak é lavável, realizado com algodão biológico e com cera de abelha de apicultores italianos, óleo de jojoba e resina natural. A grande vantagem é que os alimentos permanecem frescos por mais tempo. E em tempos de Natal, a empresa de Massimo e Molly acaba de lançar uma edição especial de "panos" com desenhos gráficos que remetem às festas de final de ano além de uma "folha" em tamanho gigante para embalar o que restou do panetone da Ceia de Natal. Todos os panos podem ser lavados até mil vezes e são 100% Made in Italy. Os preços variam de 24 a 17 euros (150 a 100 reais)