Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Modena inaugura o primeiro museu dedicado à cozinha da Itália
São setenta anos de design e de parte da história da Itália. Uma viagem dedicada a um dos ambientes domésticos mais importantes dos italianos: a cozinha. Na cidade de Modena, no coração da região da Emília-Romanha, no centro do país, foi inaugurado, no início deste ano, o primeiro museu dedicado à história dos eletrodomésticos: o Cubo.M. O espaço foi idealizado e realizado pela Bompani, tradicional marca de cozinhas na Itália, fundada em 1954.
O visitante será transportado no tempo e poderá conhecer um pouco mais dos modelos originais de cada época, imagens históricas, vídeos e entrevistas. Destaque para as cozinhas dos anos 50 e 60, décadas do "boom econômico" do país, caracterizado por eletrodomésticos inovadores em relação ao design e pela alta tecnologia nas cozinhas. Mas não é só: o futuro também é parte importante no museu com o advento da energia solar, aparelhos sustentáveis e inteligentes e até mesmo o uso de aplicativos que ajudam na hora de cozinhar. "Com a inauguração deste museu, realizamos um antigo sonho. Nossa intenção era recordar a epopeia de uma tradicional marca de eletrodomésticos italiana e mostrar um pouco da história da cozinha do nosso ponto de vista", comentou o CEO da Bompani, Enrico Vento.
Fechado devido a pandemia, o museu, por enquanto, poderá ser "visitado" virtualmente acessando o site http://cubom.bompani.it/