Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Massimo Bottura abre restaurante popular na Suíça
O chef italiano Massimo Bottura não para. Quando não está à frente de seu estrelado restaurante Osteria Francescana em Modena, ele se dedica à sua fundação Food for Soul. Uma das iniciativas da organização não governamental do famoso chef e sua mulher, a americana Lara Gilmore, é a rede de refeitórios para pessoas carentes.
Depois de Milão, Modena, Nápoles, Bolonha, Londres, Paris e até o Rio, agora é a vez de Genebra, na Suíça, ganhar o seu restaurante popular. Apesar da inauguração oficial com a presença de Bottura ter sido ontem, dia 27, o refeitório, há dez dias, já vem servindo cerca de 50 refeições gratuitas para pessoas carentes, cinco vezes por semana. O refeitório suíço nasceu graças à parceria de Bottura com o chef Walter el Nagar, nascido na Itália mas filho de um egípcio e de uma napolitana, e idealizador da fundação Mater, na Suíça, e que já oferecia refeições de alta qualidade à população carente.
Entre março de 2020 e setembro de 2021, a fundação chegou a servir em Genebra mais de 35 mil pratos gratuitos. O objetivo do Refettorio é aproveitar o que não é usado ou sobra de alimentos de restaurantes e supermercados e oferecer refeições saudáveis e equilibradas a quem necessita. Para manter a estrutura, o Refettorio de Genebra também irá abrir durante o horário de almoço para o público em geral com serviço a pagamento. Este é o oitavo restaurante popular da ONG de Massimo Bottura e futuramente o chef deve inaugurar mais quatro unidades nos Estados e México.