Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Jornalista italiana lança livro sobre dieta ecológica
Você é o que você come já virou até nome de programa de televisão em nome da boa saúde. E não é preciso ser um "expert" para saber que uma alimentação balanceada com produtos naturais é fonte de energia e longevidade. O que poucos reconhecem, em tempos tão conturbados, é que o que ingerimos pode salvar inclusive o planeta Terra. Esse tema é detalhadamente explicado no novo livro da jornalista italiana Eliana Liotta, "Il Cibo che ci Salverà"(O alimento irá nos salvar"), conhecida pelos seus best-sellers A Dieta Smart Food (lançado pela Rocco, no Brasil) e Receitas Smart Food e A idade não é igual para todos.
A obra, de 256 páginas, lançada pela Editora La Nave de Teseo este mês, demonstra a importância de mudarmos nossos hábitos alimentares e repensar o que comemos não só para melhorar a nossa saúde e mas também a saúde do planeta. Para a jornalista, que estudou e conversou com especialistas por quase um ano, a preservação da Terra não é mais uma questão apenas de trocar o carro pela bicicleta, reciclar ou simplesmente reduzir o uso de energia não renováveis em casa. De acordo com a ONU, Organização das Nações Unidas, para reduzir o aquecimento global, em um futuro bem próximo, será preciso encontrar uma alternativa ao sistema de produção alimentar que atualmente impacta em um terço na emissão de gás de efeito estufa e no aumento da temperatura. Isso quer dizer, por exemplo, que “dietas equilibradas”, com alimentos de origem vegetal, como cereais secundários, grãos, frutas e verduras, ajudam na luta contra a mudança climática.
Eliana Liotta apresenta uma reflexão sobre o assunto do ponto de vista científico, ecológico e nutricional. E ainda sugere cinco dietas equilibradas e saudáveis, com alimentos de origem vegetal e também animal, capazes de ajudar a diminuir a emissão de poluentes e manter a forma física. "O livro ainda traz conselhos práticos como 11 dicas para fazer uma compra sustentável, poesias e até mesmo curiosidades históricas, biologia e economia dos alimentos", conta a escritora italiana. "Hoje, por exemplo, redescobrimos os legumes. É a nova carne de quem segue uma alimentação saudável. E também trato de temas como a agricultura celular com seu potencial de carnes sintéticas".