Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Conheça a nova linha de cafés da Lavazza e sua fábrica-museu
Em 1895, o italiano Luigi Lavazza, com sua pequena vendinha, no centro de Turim, no norte do país, jamais poderia imaginar que seu sobrenome daria o nome à uma das marcas mais importantes de café. Passados 125 anos, a maior torrefadora de café da Itália, comemorou essa importante data com o lançamento de um novo projeto, o 1895 Coffee Designers, uma verdadeira experiência sensorial no universo dessa bebida tão arraigada na cultura e gastronomia do país. Uma verdadeira e própria fábrica, onde os visitantes podem descobrir, em tempo real, como se "cria" um café espresso de qualidade.
O museu-fábrica, que fica no estabelecimento de Settimo Torinese a 20 km de Turim, leva a assinatura de Ralph Appelbaum Associates, reconhecido escritório americano de design, em colaboração com Karmachina, que criou todo o conteúdo multimídia do espaço. Mas as novidades não se restringem só ao museu. 1895 Coffee Designers by Lavazza é também uma nova linha da empresa com sete tipos de cafés com embalagens sustentáveis e recicláveis.
Iginio Massari, famoso pastry-chef italiano é o embaixador da nova marca e inclusive comercializa em suas confeitarias de Milão, Turim e Brescia, o Cocoa Reel, que combina grãos vindos da Indonésia, Brasil e Colômbia com delicioso aroma de chocolate, canela e laranja. A nova marca 1895 Coffee Designers, fruto do trabalho de uma equipe de especialistas que embarcaram em uma viagem ao redor do mundo para descobrir as origens mais raras e preciosas do café, ainda abrange outros etiquetas como Cafuné do Brasil, Encantado da Colômbia, Kilele do Quênia e o microlotto Opera-Prima do Iêmen, cultivado no coração das regiões iemenitas de Ibb e Dhamar, além do Petal Storm e Hypnotic Fruit.