Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Chef italiano propõe cardápio saudável em bistrô dentro de farmácia
Aspirina e espaguete com tomates frescos. Seria esse um dos pratos do cardápio saudável do novo bistrô do premiado chef italiano Niko Romito? Não… mas para quem olha o letreiro do restaurante Farmacia Alimentare, inaugurado semana passada, na cidade de Aprilia, a 48 km de Roma, essa pode ser a primeira impressão. .O engano porém é proposital. Afinal, muitos alimentos têm efeito terapêutico e auxiliam na prevenção de muitas doenças.
O bistrô funciona dentro de uma farmácia. E você, com certeza, não irá encontrar tradicionais medicamentos e muito menos produtos glúten-free, mas sim um local onde a gastronomia tem seu charme. Seja na hora do almoço como do jantar.
Os pratos são elaborados por um dos chefs mais importantes da Itália, Niko Romito que, em apenas 7 anos, já conquistou 3 estrelas Michelin. A parceria inusitada foi uma ideia de Marco Cecchini, administrador da farmácia municipal da região norte da cidade de Aprilia, onde trabalha sua irmã Elena. Há algum tempo, sabendo que o que comemos é um remédios natural, os irmãos Cecchini decidiram abrir um bistrô ao lado da farmácia. As receitas "naturais" aconselhadas por médicos há anos finalmente chegariam à mesa com glamour. Foi aí que surgiu a colaboração com o nutricionista Ferdinando Giannone e com a Accademia Niko Romito, a escola de culinária do chef italiano.
Bálsamo para o estômago
Farmacia Alimentare é um local único. Um restaurante onde é possível comer de maneira saudável - onde cada prato traz uma etiqueta que indica os seus benefícios - e também se divertir. Sem falar, na oportunidade de saborear por preços módicos, as criações de Niko Romito. O menu farmacêutico traz de tudo um pouco: abobrinhas e verduras marinadas (couve-flor, cebola, rabanete, cenoura e erva-doce), salada-russa com maionese de amêndoas e berinjela à parmegiana sem lactose. Há também carnes, roast-beef, peixes e frangos. Cereais e legumes biológicos, doces, pizzas e até hambúrguer. Tudo estudado detalhadamente para fortalecer o nosso sistema imunitário (amêndoas e espinafre, por exemplo) e ainda oferecer propostas deliciosas para quem sofre de hipertensão e diabetes. Só um detalhe: não é permitido bebida alcoólica. Nem mesmo um cálice de vinho!