Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Pizza em pó? Parece coisa de astronauta, mas é novidade em restaurante de Roma
Ele tem 24 anos. Aos 18 levou para casa o primeiro lugar no reality show Master Chef Itália. Valerio Braschi ficou conhecido não só por seu talento na cozinha, mas, também, por suas criações inusitadas em seu restaurante 1978, em Roma, inaugurado há dois anos. Apesar de avesso a polêmicas, ele sabe que suas "invenções culinárias" viraram notícia não pelo preço ou sabor, mas sim pelo conceito. A primeira foi a versão da pasta a carbonara liquida e a segunda a lasanha que era servida em um tubo de pasta de dente. Agora, é a vez da pizza em pó.
Pizza no saquinho
Valerio Braschi, em entrevista ao jornal Corriere della Sera, explicou que o sachê (saquinho) onde é servida a pizza em pó é biodegradável e feito com amido de arroz. Ele também contou pra gente que o preparo é entregue para todos os clientes quando sentam à mesa, como uma espécie de boas-vindas.
O pó de molho de tomate - resultado de um creme de tomate - é misturado a uma boa quantidade de alho. Vale lembrar que a pizza Marinara é uma das mais simples que existe: molho de tomate, alho, manjericão e orégano. Esse creme desidratado é colocado no forno para secar durante a noite até virar pó. O orégano também é desidratado.
"O último ingrediente é a pizza por si só. Assamos a massa no forno e depois deixamos secar. Juntamos tudo no saquinho e fechamos com um selador térmico", explica o chef italiano. Sim, é isso mesmo que você leu: a pizza é, literalmente, reduzida a pó e servida de um modo todo diferente. O novo prato já faz parte do cardápio do restaurante e, por enquanto, dizem, os clientes aprovaram.