Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Cerveja artesanal italiana feita de sobras de pão amanhecido
Cerveja de pão velho. Parece brincadeira. Mas não é. "Pão Líquido Santa Birra" é uma cerveja que preza pela sustentabilidade e pela economia circular. Tudo porque, com as sobras de pão amanhecido, cortado e torrado é possível obter uma inovadora matéria-prima na produção de cerveja de baixo teor alcoólico. A novidade vem da Sardenha, a famosa ilha mediterrânea no sul da Itália. Mais precisamente de Sant'Antioco, onde a cervejaria Rubiu, fundada há treze anos, se juntou à uma histórica padaria e criou uma cerveja onde o ingrediente principal é o "pão velho"
Um novo desafio para a cervejaria que trabalha constantemente com novos ingredientes e jamais deixou de lado o tema da sustentabilidade desde a sua fundação. "Tudo começou durante o último inverno quando a padaria Calabrò nos ofereceu parte do pão que não era vendido", comenta Fabrizio Melis, dono da cervejaria e mestre cervejeiro. "Uma proposta que aceitamos imediatamente, até porque, sendo o trigo um cereal, pode ser usado na produção da cerveja".
O pão utilizado é o Civraxiu, típico do centro-sul da Sardenha, grande em tamanho e caracterizado por uma crosta marrom dourada, um miolo macio e compacto e, por muitos anos, considerado a base da dieta dos agricultores locais. "Na cerveja Pão Líquido usamos 30% de pão amanhecido que é cortado em pedaços e torrado no forno. O resultado do processamento (que envolve a inserção de lúpulo - responsável por proporcionar o amargor da cerveja) resulta em um produto doce, de cor amarela profunda e um perfume de pão, mel e frutas cítricas", diz o cervejeiro Fabrizio Melis. A nova cerveja, de 50 ml, chega ao mercado nos próximos dias.