Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Bar em Milão comemora a nova normalidade com drink à base de Campari e mezcal
Não há nada mais "milanês" que, após uma intensa jornada de trabalho, se reunir com amigos e colegas para um "aperitivo" (happy-hour). A cidade é conhecida em todo o território italiano pelos seus bares e drinks. E em tempos de lockdown e pandemia Covid-19, esse hábito tão milanês chegou quase a desaparecer, não fosse a criatividade dos italianos em instituir o "aperitivo" virtual. A volta à nova normalidade fez com que muitos bares se reinventassem e ampliassem seu cardápio. E como não poderia deixar de ser, o Camparino, histórico bar da família Campari, localizado na praça Duomo, um dos mais convidativos pontos turísticos de Milão, reabriu suas portas com uma novidade: o coquetel Compadre que, em português e espanhol, quer dizer padrinho de batismo ou grande amigo.

A ideia do Compadre foi justamente comemorar à volta ao tradicional rito milanês, o fim do isolamento e fazer com que as pessoas voltassem a se reunir - sempre com o uso de máscaras e o distanciamento social. Desde junho, o Camparino oferece um cardápio renovado e elaborado pelo chef estrelado Davide Oldani. Protagonista, o drink Compadre feito com Campari, é claro, mezcal mexicano, bebida feita do agave, licor de chinotto, vermute e bitter Angostura. A receita foi dada. As doses porém …. segredo, guardado a sete chaves.