Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
As melhores sorveterias artesanais em Milão
Caramelo, maçã, amêndoas caramelizadas e flocos com wasabi. E não esqueçamos do tradicional chocolate, creme e pistache. À base de fruta, cremoso, amargo ou exótico. Vale tudo para conquistar a clientela quando o assunto é sorvete artesanal. Os sabores clássicos como chocolate e pistache ainda são os mais pedidos, enquanto os de fruta seguem em segundo lugar. Confira onde encontrar os melhores sorvetes artesanais em Milão selecionadas pelo Guia Gambero Rosso, um das mais importantes publicações gastronômicas da Itália.
Artico - via Brera, 29
Cremosidade e sabor. Essa é a marca registrada dos sorvetes da Artico (com 4 endereços em Milão). Imperdíveis os "gelati" de avelã, amêndoa e pistache. Sem falar nos de chocolate que vão desde o tradicional ao leite ao meio-amargo e amargo, esse último 100% e aromatizado com sal e pimenta. Deliciosos os sorbets, preparados com a fruta da estação: framboesa, pêssego e figo no verão. E caqui, castanha, mexerica e maçã no inverno.
Ciacco - Via Spadari, 13
O gelatiere (sorveteiro) Stefano Guizzetti criou o sorvete perfeito: gostoso, sem aditivos e preparado com matérias-primas orgânicas. Entre os mais pedidos estão os sorvetes de chocolate, pistache e zabaglione, e o sorbet de gianduia (chocolate com avelã), framboesa, pêra, figo e manga. Destacam-se também as granitas de limão e morango e algumas bizarras, como a de tomate e manjericão.
Lo Gnomo Gelato - Via F. Cherubini, 3
Sorveteria feita sob medida para os chocólatras. Chocolate ao leite com cacau importado do Equador. Chocolate amargo (85%) da Venezuela, (68%) da República Dominicana e ainda chocolate branco com pouco açúcar. Há também a versão gourmet e criativa de chocolate amargo e laranja e com cumaru e amêndoa.
Paganelli
via G. Fara, 14 esquina com via Adda
A matéria prima é de primeira e comprada de fornecedores locais. A sorveteria da família Paganelli, atualmente sob o comando de Francesco Paganelli, terceira geração, se destaca pelo seu ambiente acolhedor e seus sorbets e sorvetes artesanais de ótima qualidade. O sorbet de vinho e creme de manjericão estão entre as propostas mais exóticas. O "gelato" de laranja e açafrão assim como o chocolate venezuelano com café aromatizado estão entre os mais pedidos, assim como as granitas (a nossa raspadinha) de amêndoa, café e framboesa.
Pavé – Gelati & Granite - Via C. Battisti, 21
Tem de tudo! E todos os sabores são deliciosos como o de chocolate, amêndoas, pistache, chá com biscoito, pão com geléia e flocos com wasabi. Não deixe de experimentar os gelatos de caqui, pêra, tamarindo, manga, abacate e limão e a famosa granita (uma espécie de raspadinha mais elaborada) e os sorbets de limão e morango que são refrescantes e não levam ovos e leite em sua preparação. Há também uma variedade de propostas para o público vegano e com intolerância à lactose.