Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
A Feira do Tartufo Branco será em outubro em Alba
Para quem ama a gastronomia italiana, a boa notícia do ano é a volta da Feira Internacional do Tartufo Bianco que acontece na cidade de Alba, no norte do país. Uma boa dica de turismo para quem vier à Itália durante o outono europeu. O tema da 91a edição da manifestação será a sustentabilidade (ambiental, social e econômica).
A retomada do evento é um sinal de que a vida volta, aos poucos, ao normal. Com o cancelamento da edição de 2020, os organizadores esperam que este ano o número de visitantes supere os 600 mil de 2019. Um dos motivos: o green pass, o passaporte de vacinação Covid-19 que foi instituído no continente e dá livre acesso aos europeus para circularem livremente e sem a necessidade de testes.
O outro motivo, é claro, é o tartufo branco, o Tuber magnatum Pico grande protagonista da manifestação, também conhecido como trufa branca, e que será ingrediente essencial nas criações de vários chefs durante o Alba Truffle Show. Haverá também um leilão no dia 14 de novembro onde os amantes e colecionadores da iguaria estarão conectados virtualmente de Hong Kong, Moscou e Dubai. O tartufo branco é um dos produtos italianos mais exportados pela Itália, assim como os carros da Ferrari e o vinho Barolo.
O programa da Feira Internacional do Tartufo Branco estará repleto de atividades. Uma das mais tradicionais é o Paglio degli Asini (Corrida de Jegues). Idealizada quase como brincadeira, a competição conta com burricos e jóqueis em um clima medieval. Antes da corrida, mais de mil figurantes desfilam pelas ruas da cidade vestidos de nobres, cavaleiros, servos e menestréis com bandeiras ao som de trombetas, clarins e toques de tambor. Os concorrentes - jóqueis e jegues - participam de duas baterias eliminatórias e uma final. Vence é claro, o jumento menos lento!