Sem categoria
Xinxin de galinha
- 1 unidade de galinha cortada em pedaços
- * a gosto de sal
- * a gosto de pimenta-do-reino moída na hora, de preferência
- 500 gramas de camarão seco
- 500 gramas de castanha de caju
- 1 xícara de amendoim descascado e torrado
- 4 unidades de tomate cortados, sem sementes
- 1 xícara de azeite de dendê
- 1/2 xícara de salsinha
- 2 unidades de cebola picada
- 2 dentes de alho amassados e picados
- Tempere os pedaços de galinha com sal e pimenta. Tire as cabeças e as cascas do camarão seco. Bata no liquidificador o camarão, a castanha de caju e o amendoim. Ponha estes e os demais ingredientes juntos com a galinha em uma panela e leve ao fogo. Tampe e deixe refogar. Se for necessário, junte um pouco de água. Deixe cozinhar por cerca de 1h40 ou até que a carne da galinha fique macia (faça um teste espetando a coxa com um garfo). Retire do fogo e sirva com arroz branco ou arroz temperado com azeite de dendê.
- DICAS:
- Descascar os pequenos camarões e retirar as cabeças dá um pouco de trabalho, mais pela paciência do que pela dificuldade. Mas é importante, para não deixar as casquinhas, que não se desmancham no cozimento e atrapalham a textura final do prato.
- Caso a mistura se torne muito consistente ao bater no liquidificador, pode juntar um pouco de água, o suficiente para dar a liga correta.
- A sugestão original de acompanhamento é o arroz. Mas pode servir com acaçá, que é a mistura de leite de coco e creme de arroz em uma panela, cozinhando e mexendo até dar ponto.
- Não exagere no dendê, por mais que tenha a tentação de deixar o prato mais colorido. O sabor é forte e pode roubar o equilíbrio do prato.
- Cuidado ao comprar o camarão seco. Podem ser encontrados em duas ou três lojas do Mercado Municipal. Mas ali tem o camarão defumado, o salgado e o seco. Opte por esse, que é o correto.
- Para ter um melhor resultado na execução do prato, compre frango ou galinha caipiras. Podem ser encontrados nos melhores açougues e supermercados da cidade. No Pé de Boi, do Mercado Municipal, tem um frango que vem de Ivaiporã (PR), daqueles criados soltos e que é comercializado inteiro ou em pedaços.