Sem categoria
Ricota produzida em São José dos Pinhais é eleita a melhor do Brasil
A melhor ricota do Brasil é de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A Queijaria Sapori Italiani, localizada no Caminho do Vinho, no município vizinho à capital, conquistou o título no Prêmio Queijo Brasil. Além do troféu conquistado com sua ricota italiana, a queijaria faturou também o segundo lugar com o Queijo Colonial Meia Cura.
"Foi uma sensação de trabalho reconhecido, de dever cumprido, de felicidade, uma mistura de sentimentos!", conta Carla Guadano, produtora e sócia-proprietária da queijaria, sobre o título de melhor ricota do Brasil. "Sem dúvida, é uma emoção muito grande. Somos um casal com uma forte raiz imigratória italiana. Somos uma agroindústria familiar e somos pequenininhos, dentro de um roteiro turístico rural", completa.
Somado ao método próprio de produção da ricota, diferente do adotado na elaboração do queijo pelo país, Carla entende que o segredo da vencedora é uma textura cremosa e de sabor delicado. O que permite, segundo a produtora, que ela seja servida com geleias, doce de leite, temperada apenas com sal, azeite de oliva e tomatinho ou até mesmo assada.
Já o Queijo Colonial Meia Cura, que Carla garante também fugir do tradicional por ter uma "textura de queijo brie sem o mofo", é delicado, cremoso, sem acidez e com pouco sal.
Recentemente, a Queijaria Sapori Italiani obteve o registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF), o que permite a venda de seus produtos em todo o território nacional. O registro permite à Sapori Italiani ampliar a produção e possibilita a exportação dos queijos. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) assistiu à queijaria no processo de obtenção do SIF, apoiando a melhoria de processos e a expansão de mercado.