Sem categoria
Referência mundial em ensino de culinária, francesa Le Cordon Bleu chega a Curitiba
Imagem da sede da Le Cordon Bleu em Paris, França. Wikimedia Commons
A Le Cordon Bleu, uma das principais escolas de culinárias do mundo, está pronta para iniciar atividades em Curitiba. Na capital do Paraná, assim como em outros estados, o programa da instituição acontece em parceria com a UniCuritiba, do grupo Anima Educação.
Serão seis unidades do curso de Bacharelado em Gastronomia do UniCuritiba lecionadas com metodologia Le Cordon Bleu. A cada uma é concedida uma dupla certificação. As atividades práticas serão realizadas presencialmente na UniCuritiba, sempre sob orientação dos chefs da Le Cordon Bleu. A prática garante uma formação alinhada aos padrões exigentes e globais da escola. A integração dos programas de ensino possibilita a obtenção da dupla certificação, reconhecida em cozinhas de todo o mundo.
A chegada da Le Cordon Bleu a Curitiba foi oficializada com um almoço na Casa Lide preparado por professores da instituição em Paris.
Expansão no Brasil
Desde 2018 no Brasil, com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, a instituição francesa fundada em 1895 programou, para este ano, o desembarque em outras cidades, incluindo também Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Natal (RN).
Nessas cidades, o projeto de expansão acontece via instituições de ensino superior que pertencem ao grupo Ânima Educação, como a Unicuritiba. O ensino vai seguir o mesmo modelo de dupla certificação com essas instituições parceiras. Nas outras capitais, ele acontece na Uniriiter (Porto Alegre), UniBH (Belo Horizonte), UnP (Natal) e UniFACS (Salvador).
Hoje, a Le Cordon Bleu soma 35 escolas em 20 países. Em entrevista ao site da revista Exame, o presidente global da Le Cordon Bleu, Andre Cointreau, informa que a expansão é parte de uma estratégia mundial do instituto, que deseja estar em mais regiões contribuindo para o desenvolvimento da gastronomia. À revista Forbes no ano passado, Cointreau afirmou que, mesmo enfrentando a pandemia, em cinco anos a instituição alcançou 2.800 certificações no Brasil.
Já o chef Patrick Martin, embaixador internacional do Le Cordon Bleu e diretor do instituto em São Paulo explica que a parceria com a Ânima Educação permite estabelecer novos parâmetros de qualidade tanto do ensino técnico das artes culinárias como em gestão de negócios.
Para mais informações, acesse o site do UniCuritiba.