Sem categoria
Pesquisador transforma prato de arroz e feijão em biscoito
O mais tradicional prato-feito do dia a dia dos brasileiros poderá ser levado a todo lugar e consumido a qualquer hora do dia – sem sujar pratos e panelas. Um pesquisador da Unicamp criou um biscoito (ou bolacha ou snack !!!) de arroz e feijão.

Chamado de ‘Brasileirinho’, o biscoito salgado é fruto da tese de doutorado do pesquisador David Wesley da Silva, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da universidade. O objetico é ajudar as pessoas a se alimentarem melhor, deixando de lado o fast food e as comidas altamente processadas. “Essa combinação de arroz e feijão é extremamente nutritiva. E o biscoito não perde esta característica por ser um produto altamente concentrado”, conta.
A pesquisa durou em torno de dois anos e deu origem a um snack para ser levado na bolsa ou na mochila para ser consumido a qualquer hora do dia. O biscoito, que leva variações de temperos, foi submetido a uma análise sensorial de 120 pessoas com idades entre 18 e 25 anos. David conta que o alimento teve uma boa aceitação em quesitos como aroma, sabor e textura.
O biscoito é livre de glúten e lactose, sendo uma opção também aos veganos. A pesquisa deu origem a cinco fórmulas do Brasileirinho adaptadas aos hábitos de algumas regiões do país. É possível utilizar o baião-de-dois (feijão-de-corda) do Nordeste, o feijão carioca usado nos pratos-feitos do Paraná e de São Paulo, o feijão-preto do Rio de Janeiro, entre outros.
>> Leia também: Como é o prato-feito em 6 diferentes cidades brasileiras
No mercado

O próximo passo do pesquisador é conseguir uma empresa que fabrique o Brasileirinho em grande escala. O biscoito ainda é apenas o resultado de uma pesquisa, e é preciso avançar na questão da viabilidade.
Ele diz que já há algumas empresas interessadas, e espera que o biscoito de arroz com feijão esteja disponível nos supermercados a partir do ano que vem.
>> Leia também: Dicas práticas de como deixar a comida mais leve e saudável
Opções saudáveis
Embora o Brasileirinho ainda esteja à procura de uma grande indústria alimentícia, algumas multinacionais se movimentam para ocupar este espaço no mercado. Na semana passada, a Mondelēz International anunciou um investimento na Hu Master Holdings, empresa norte-americana focada em oferecer snacks minimamente processados e de alta qualidade.
Fundada em 2012 como um negócio de família dos irmãos Jason H. Karp, Jordan Brown e Jessica Karp, a americana Hu prepara refeições inspiradas na cultura alimentar do paleo-food, que combina ingredientes simples e livres de açúcar refinado, soja, laticínios e glúten. Hoje a marca desenvolve produtos variados focados em bem-estar e snacks veganos.
Entre os produtos desenvolvidos estão os biscoitos de amêndoa, mandioca e farinha de coco, o chocolate 70% cacau com manteiga de amêndoas e quinoa, e o café orgânico 100% arábica.