Sem categoria
Qual é o melhor dia da semana para comer em restaurante?
Cena clássica de uma sexta-feira ou sábado à noite em um restaurante de Curitiba ou de qualquer grande cidade do mundo: salão cheio, lista de espera, cozinha a mil por hora. Mas será essa uma escolha acertada para quem curte gastronomia? Muitos especialistas garantem que não.

Segundo o chef, escritor e apresentador norte-americano Anthony Bourdain, que revelou bastidores da gastronomia que ninguém teve coragem de contar antes, segunda-feira não seria um bom dia para comer peixe em restaurantes. Isso, segundo ele, porque muitos aproveitam o fornecimento de dias anteriores. “De um modo geral, terça-feira é o melhor dia: os frutos do mar estão frescos, o estoque de comida é renovado e o chef, presumidamente, está relaxado depois de seu dia de folga (a maioria deles não trabalha às segundas)”, escreveu no livro Cozinha Confidencial: Uma Aventura nas Entranhas da Culinária.
Joy Perine, chef da Enjoy Gastronomia e professora do curso de Gastronomia na Opet, faz coro ao grupo que diz que a segunda-feira de maneira geral pode não ser o melhor dia para ir a restaurantes. “Na maioria dos lugares, este não é dia de fazer compras. O Mercado Municipal, por exemplo, não abre às segundas-feiras”, afirma. No entanto, Joy comenta que há pessoas que escolhem o fim de semana não só pela gastronomia, mas porque procuram movimento porque gostam dele. “Eu, particularmente, gosto de sair às quintas-feiras, quando há o movimento desejado, porém sem nenhum incômodo quanto a filas ou tempo de espera”, afirma.
O chef Flávio Frenkel, da Anis Gastronomia Personalizada, há 23 anos no mercado gastronômico, também concorda que o meio da semana é uma escolha acertada. “Quando eu vou a um restaurante como cliente, com a minha família, prefiro sempre a terça ou quarta-feira, dias mais vazios e com alimentos mais frescos”. Aliás, Frenkel tem dicas valiosas sobre o melhor dia para encontrar alimentos frescos no mercado local de Curitiba (leia mais abaixo).
Frenkel brinca dizendo que sexta-feira à noite é o dia internacional de ir a restaurantes, mas nesse dia é sempre mais cheio e complicado. Ele comenta que sair para comer fora muitas vezes ainda é considerado uma programação cultural ou social. “As pessoas combinam e se arrumam especialmente para sair de casa e ir a um restaurante”, diz.
Mas já há uma tendência de inverter esse calendário, segundo explica o crítico gastronômico da Folha de São Paulo, Josimar Melo. “Pessoas gourmet têm cada vez mais evitado ir a restaurantes nos finais de semana, preferindo cozinhar em casa nesses dias”. Para os restaurantes, essa tendência é muito interessante, já que distribui melhor a clientela.
Ele mesmo se encaixa nesse novo perfil e conta, por exemplo, que prefere preparar o almoço de domingo em casa do que enfrentar uma cansativa espera num local lotado. “Em contrapartida, durante a semana é mais difícil cozinharmos em casa, porque não dá tempo para um ritual sem pressa, batendo papo, que é o mais gostoso”.
Fique ligado: Chefs, ingredientes e pratos que são tendência em 2018
Mais dicas do chef Flávio Frenkel:
- Os melhores dias para ir aos restaurantes vegetarianos são terças e sextas-feiras, quando a Ceasa (Central de Abastecimento) que abastece muitos desses estabelecimentos, recebe verduras frescas
- Os frutos do mar geralmente chegam a Curitiba às quintas-feiras, isso quando acontece a venda informal, diretamente do produtor
- As carnes dos melhores frigoríficos de São Paulo e do Norte do Paraná costumam chegar às quartas-feiras
- O dia de abate de suínos é segunda-feira, portanto, terça-feira é o dia em que a carne chega fresca a Curitiba. A preparação de embutidos e defumados geralmente acontece entre terça e quinta, para que os mesmos estejam prontos para serem comercializados no fim de semana.
LEIA TAMBÉM