Thumbnail

Lenin Palhano, Heloise Merolli e Lucas Coelho juntos, numa noite de sabores intensos e surpreendentes no Hai Yo.

Sem categoria

Lucas Coelho recebe Lenin Palhano no Hai Yo. Noite mais do que especial

Anacreon de Téos
05/02/2024 23:23
Quem me acompanha aqui neste espaço (e olha que lá se vão quase 15 anos) certamente deve saber o quanto eu aprecio parcerias de cozinheiros para algum evento qualquer. A dois ou três, seja como for, eles sempre se superam. Porque não é a mesma pegada de estar preparando e servindo uma refeição de sua lavra, o que é comum na vida deles. Mas ali são parcerias, combinação de talentos e – ousaria dizer – até mesmo uma competição, para, intimamente, ter a satisfação de ter feito algo de alto nível, para concorrer com o outro cozinheiro.
Tudo em nome dos melhores sabores, dos pratos surpreendentes e da busca por exclamações de elogios e aplausos dos comensais. Que, a rigor, são a razão de tudo o que está acontecendo num encontro assim.
Entro na conversa porque viveremos, aqui em Curitiba, nesta quarta-feira (07) um momento de encontro entre duas vertentes distintas na gastronomia da cidade, mas que têm, na busca irrequieta pelo inusitado, os pontos em comum. E o resultado só pode ser dos melhores.
Pelo menos é o que imagino de uma sociedade entre o chef anfitrião Lucas Coelho, do Hai Yo, e o laureado e sempre aplaudido Lenin Palhano (Feér), que elaboraram, em harmonia um menu em cinco tempos, a ser apresentado em alto estilo. Ah, sim, tem mais gente envolvida no processo. Afinal de contas, as taças precisam estar muito bem abastecidas de vinhos de primeira e, para tal, foi convidada a Heloíse Merolli, para apresentar alguns dos melhores rótulos produzidos pela sua vinícola Legado (aqui, da região metropolitana de Curitiba).
Então já estamos a seis mãos. E ainda iremos a oito no momento da sobremesa, da lavra da confeiteira do Grand Mercure Curitiba Rayon Hotel.
Ansioso por saber o menu? Eu também fiquei, natural quando talentos se reúnem.
Tudo começa com as boas-vindas, assim que a pessoa se acomoda e cresce a expectiva do jantar. Será servido o Flair Brut de welcome drink, um espumante 100% Viognier, que marca muito pelo frescor e pela acidez equilibrada.  
O primeiro prato será da inspiração de Lucas Coelho, um Snack de Wagyu com ikura, foie gras e yakiniku – traduzindo, carne grelhada (daí o yakiniku) de wagyu, ovas de salmão, foie e grelhadas. Para harmonizar, a mesma uva, a Viognier, mas desta vez com um representante da linha Sfizio.
Aí, o primeiro snack de Lenin Palhano, Caramelle negro de camarão, lima kafir e vieiras, para combinar com o Sfizio Fiano, com essa uva quase desconhecida entre nós.
Voltando a Lucas, seu prato principal será o Chashu com glacê de wasabi e texturas de milho. Chashu é o modo de preparar aquela carne de porco que vai no lámen. Na taça, o Sfizio All'antica, também da uva Fiano.
Para fechar os pratos quentes, Lenin oferecerá o Carré de cordeiro com arroz bomba e queijo tulha, bem ao seu estilo, com esse arroz espanhol que está presente no seu cardápio do Feér. Para segurar a harmonização, o vinho escolhido por Heloise foi o Sfizio Lote 13, um vinho que tem uma bela história na Legado, pois foi o primeiro vinho de uvas viníferas 100% paranaenses a ficar entre os 10 melhores vinhos tintos nacionais, ao lado de rótulos que vêm se consolidando há décadas no mercado nacional.
E então a sobremesa. Mas não algo para terminar um belo jantar, mas, sim, para causar o grande impacto da noite, pela combinação inusitada entre a baunilha, as frutas e o chocolate com vieiras. Sim, vieiras, aqueles moluscos bivalves deliciosos, que trazem o verdadeiro sabor do mar. Oficialmente a sobremesa se chama Choux cream de baunilha, com tartar de vieiras e frutas, com chocolate defumado com katsuobushi (que são aquelas lascas de peixe bonito, que completa muito prato asiático salgado). E aí retorna o vinho Sfizio All'antica.
Esse eu estou aguardando com grande ansiedade e não foi feito por nenhum dos dois chefs e sim pela confeiteira do Grand Mercure Curitiba Rayon Hotel, onde está estabelecido o restaurante Hai Yo. O nome dela? Pode guardar, Isa Maito – acho que ainda ouviremos falar muito dela.
O jantar harmonizado, a oito mãos, está marcado para começar às 20h e cada um dos chefs vai apresentar suas criações, enquanto Heloise Merolli – ao lado de Wellington Gonçalves, o competente sommelier da casa - discorrerá sobre os vinhos escolhidos para cada um deles.
Tenho certeza que será uma noite inesquecível. O jantar custa R$ 480 + taxa de serviço e é recomendável fazer reserva antecipada, pois a procura já é grande e não são muitas as vagas.
Mais informações pelo telefone (41) 9 9961-1599.
Restaurante Hai Yo
Grand Mercure Curitiba Rayon Hotel
Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro
Fone: (41) 3532-0150
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail