Thumbnail

Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Sem categoria

Lentilha no ponto certo

Gazeta do Povo
30/12/2014 00:28
Lentilha com pato preparada pelo chef Ivan Lopes. Foto: Frend Kendi/Gazeta do Povo
Lentilha com pato preparada pelo chef Ivan Lopes. Foto: Frend Kendi/Gazeta do Povo
Servida na noite de ano-novo, a lentilha, para os supersticiosos, promete riqueza e prosperidade. Mas além da boa sorte, ela pode ajudar a compor diversos pratos saborosos em preparos gourmet.
Para o chef Amadeu Reis, não se faz uma boa lentilha sem louro. “O prato tem tudo a ver com ervas de sabor forte, como as asiáticas, o capim limão e o tomilho”. Como os grãos têm um sabor amargo, temperá-los com ingredientes contrastantes pode mesmo resultar em um prato interessante. Cozin­­­há-la com gengibre e depois adicionar cenoura é algo que quebra um pouco o amargo da lentilha.
Cozidos, os grãos são um convite à criatividade na hora de montar o prato. É possível servi-la misturada com carnes defumadas, como linguiça, costelinha e bacon. Outra opção é a com­­­binação com arroz e cebola, o que dei­­­xa o prato mais leve, perfeito para har­­­­mo­­­­nizar com a ceia de ano-novo. E, se o dia estiver quente, uma boa ideia é usar a lentilha cozida salpicada na salada. O chef Amadeu Reis recomenda bro­­­­tos com cubos de manga e lentilha cozida temperada com azeite.
Apesar de a lentilha verde ser a mais famosa, existem outras variedades. No Brasil, dá para encontrar com mais facilidade a verde e a vermelha (que, na realidade, é laranja e, cozida, fica amarelada). O sabor das duas é semelhante, mas a vermelha cozinha mais rápido, normalmente na metade do tempo. Uma dica para inovar é misturar os dois tipos e obter um prato colorido. Mas, não esqueça: o cozimento deve ser separado.
Ponto certo
Para fazer uma boa receita com lentilhas, é importante garantir que os grãos não desmanchem. Por isso, é bom ficar de olho no cozimento. Em média, 200 g de lentilha levam 30 minutos para cozinhar em meio litro de água, mas os grãos não podem ficar macios demais. Também é recomendado deixar a lentilha de molho em água de um dia para o outro, antes do cozimento, para cozinhar mais depressa.