Sem categoria
Juliano Tarabal lança "A Revolução do Café Brasileiro" em Curitiba e desvenda os segredos dos terroirs nacionais
Juliano Tarabal, editor do livro "A Revolução do Café Brasileiro - Regiões com Indicação Geográfica" e Lucca Café Especiais promovem encontro para o lançamento da obra e uma conversa que celebra a diversidade e a qualidade do café brasileiro nesta sexta-feira, 04 de abril, às 18h.
A obra, resultado de cinco anos de pesquisa e imersão nas 14 regiões brasileiras com Indicação Geográfica (IG) de café, convida o leitor a uma jornada sensorial pelos sabores e aromas únicos de cada terroir. Além disso, o livro é uma obra cultural que reúne fotografias de Marcelo Coelho e entrevistas de Michelle Dufour, com uma linguagem fluida e imagens impressionantes. Em entrevista ao Bom Gourmet, Tarabal detalha o processo de criação do livro, que busca apresentar a riqueza da cafeicultura brasileira de forma acessível e envolvente. "Nas minhas viagens pela Europa, sentia falta de publicações de brasileiros sobre a nossa cafeicultura", revela o autor.
Com 300 páginas em português e inglês, "A Revolução do Café Brasileiro" apresenta informações técnicas sobre cada terroir, dados sobre o impacto socioeconômico das IGs na cafeicultura brasileira e histórias saborosas do universo do café. "Essa obra inédita é uma verdadeira vitrine cultural que traduz a simplicidade sofisticada do café brasileiro e mostra que, ao tomar uma xícara de café, estamos bebendo histórias, sabores, identidades, experiências sensoriais e origens", ressalta Juliano Tarabal, editor do livro, engenheiro agrônomo e diretor-executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
O livro destaca o papel das IGs na valorização do café brasileiro, certificando a qualidade dos grãos e preservando a cultura e a tradição das regiões produtoras. As IGs impulsionam o desenvolvimento regional, gerando empregos e renda, e protegem os produtores contra a falsificação. "A percepção do consumidor brasileiro em relação aos produtos de origem tem evoluído. Nos últimos tempos, o consumidor procura mais informações sobre procedência e a qualidade dos alimentos. Cabe aos produtores disponibilizar essas informações, formando assim uma base cultural a respeito dos produtos de origem" afirma Tarabal.
Terroir e harmonização: uma experiência sensorial
Durante o evento, Tarabal irá explorar a diversidade de "terroirs" no Brasil, revelando como o clima, o solo e a altitude influenciam o sabor e o aroma dos cafés. O autor também irá compartilhar dicas de harmonização com queijos brasileiros, como o Canastra e o Cerro, que possuem IG:
"Na harmonização dos cafés de indicações geográficas, temos que levar em conta que existem diferenças sensoriais: perfis mais achocolatados, outros com maior ou menor acidez, perfil mais floral, mais ou menos encorpado ou perfil mais cítrico, por exemplo. Os produtos de maior harmonização com o café são os queijos. O Canastra e o Cerro, dois queijos com IG, são produtos bastante recomendados."
O lançamento do livro será uma oportunidade para falar sobre o potencial turístico das regiões produtoras de café, com rotas estruturadas que convidam os visitantes a vivenciarem experiências gastronômicas e culturais.
"Algumas das rotas de turismo do café já são bem estruturadas com pousadas e fazendas, além de pequenas propriedades que também recebem visitas. A região das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo, combina natureza, cultura e gastronomia, incluindo o turismo do café. A região da Mantiqueira de Minas, em Minas Gerais, é um destino turístico de café que oferece experiências de degustação e visitas a fazendas. Hoje são várias as regiões que o turista pode ter experiências gastronômicas e com café."
Tarabal também irá compartilhar sua visão sobre o futuro do mercado de cafés especiais no Brasil, impulsionado pela busca por qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade. "Eu vejo um futuro promissor. Hoje já estamos com um número de 17 regiões com indicação geográfica, com potencial de crescimento ao longo dos próximos anos. A necessidade da rastreabilidade também vem aumentando pois é uma demanda do consumidor. O consumo cresce em torno de 15 a 20% ao ano."
Curitiba: palco da "quarta onda do café"
A escolha de Curitiba para o lançamento do livro reforça o papel da cidade como um dos principais polos da "quarta onda do café" no Brasil, com sua crescente cena de cafeterias e torrefações de cafés especiais, como o Lucca Café Especiais, Moca Club e o Daniel Munari (Royalty). A quarta onda do café diz respeito tanto ao potencial produtivo quanto ao consumo interno. "O Brasil é o epicentro da quarta onda do café, unindo produção e consumo"
O lançamento de "A Revolução do Café Brasileiro" promete ser um evento memorável, reunindo apreciadores de café e entusiastas da gastronomia. A obra de Juliano Tarabal é um convite para explorar a riqueza da cafeicultura brasileira e celebrar a paixão pelo café.

Serviço:
- Evento: Lançamento do livro "A Revolução do Café Brasileiro – Regiões com Indicação Geográfica"
- Data: 04 de abril (sexta-feira)
- Horário: A partir das 18h
- Local: Lucca Café Especiais - Rua Presidente Taunay, 40 - Batel, Curitiba - PR