Sem categoria
Indicadores economicos seguem estáveis e cenário é favorável para o ramo da alimentação

Healthy food selection. Shopping bag full of fresh vegetables and fruits. Flat lay food on table Bigstock
O ano de 2024 deve apresentar uma boa estabilidade econômica, em especial para o setor da alimentação fora do lar. As expectativas são de baixa inflação, drástica redução na taxa de juros, câmbio estável e crescimento econômico moderado. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) está projetado em 3,81% e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) está projetado em 3,52%. Apesar de haver um leve aumento em relação aos números divulgados em janeiro, a mudança não deve causar preocupação, explica o economista.
Segundo dados recentes, o El Niño não deve afetar de forma muito significativa as safras do ano. Tonin destaca que a recente queda na demanda por produtos agrícolas resultou em uma queda acentuada nos preços. Apesar da queda representar um desafio ao país, é uma boa notícia a bares e restaurantes, que não precisam se preocupar em ter que reduzir ainda mais suas margens de lucro.
A Taxa Selic deve atingir 9%, o que indica um aumento na oferta de crédito ao longo do ano. O economista recomenda monitorar taxas de juros bancárias para planejar renegociações de dívidas.
Quanto ao PIB (Produto Interno Bruto), o crescimento estimado para 2024 é de 1,68%, impulsionado pelo setor de serviços, que cresce 2%, e pela indústria, 1,7%. O setor agrícola deve cair 0,3%. Já o consumo das famílias deve crescer em 2%.
“Até o momento, poucas mudanças foram observadas, porém é crucial permanecer vigilante. O cenário pode mudar rapidamente se conflitos internacionais se intensificarem, se o El Niño voltar a afetar a agricultura, ou se houver uma redução nas taxas de juros dos Estados Unidos”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.