Sem categoria

Gestão de compras inteligente pode transformar a lucratividade de restaurantes

Redação
10/12/2025 15:46
Em um cenário onde os custos operacionais crescem e a concorrência se intensifica, a maneira como um restaurante gerencia seus insumos pode definir o sucesso ou o fracasso do negócio. Diante disso, a Gold Casa da Gastronomia tem investido em uma abordagem mais estratégica e consultiva para ajudar empresários do setor da alimentação a enxergar além do preço na hora de escolher seus fornecedores.
"Concentrar compras em um parceiro que entrega com agilidade, tem um mix completo e oferece suporte técnico vai muito além de conveniência. É uma decisão que reduz perdas e impacta diretamente na rentabilidade do restaurante", explica Rodrigo Zonatto, gerente de marketing da Gold, empresa paranaense especializada no segmento de food service, com mais de 4 mil produtos no portfólio.
A lógica do “menor preço na nota” pode parecer atrativa à primeira vista, mas frequentemente esconde prejuízos invisíveis, como desperdício de insumos e também de tempo na busca apenas pelo mais barato. Entre os erros mais comuns, está o excesso de estoque gerado por compras feitas por oportunidade, sem planejamento. “Muitos empresários ainda não percebem que dinheiro parado na prateleira é capital de giro comprometido. E isso trava o crescimento do negócio”, reforça Pedro Cianci, chef consultor da Gold. Segundo o chef, um bom fornecedor funciona como extensão da operação do restaurante — reduzindo burocracias e entregando performance.
A partir dessa visão, a Gold tem se posicionado no mercado como mais que uma distribuidora. Com frota própria rastreada, entregas rápidas e estrutura moderna, a empresa também investe em iniciativas como consultoria de cardápio, treinamentos técnicos, revisão de processos e suporte na redução de desperdícios - seja de tempo, dinheiro ou insumos. “Nós não vendemos apenas produtos. Nosso foco é ser um parceiro estratégico da cozinha. Trabalhamos para que o cliente venda mais e melhor, com segurança, controle e inteligência”, pontua Cianci.
"Trabalhamos para que o cliente venda mais e melhor, com segurança, controle e inteligência", explica Pedro Cianci, da Gold.
"Trabalhamos para que o cliente venda mais e melhor, com segurança, controle e inteligência", explica Pedro Cianci, da Gold.

Incentivo que transforma chefs e cozinhas

Ter patrocinado o The Next Chef também reforça esse compromisso. "Estar ao lado de jovens talentos da gastronomia e observar como eles operam dentro da cozinha nos ajuda a compreender melhor as dores do setor", afirma Zonatto. A experiência, segundo ele, permite à empresa enxergar com mais clareza como conectar sua logística com as reais necessidades dos profissionais da cozinha.
A segunda temporada do The Next Chef aconteceu entre abril e julho deste ano e colocou à prova nove promissores talentos da cozinha curitibana. Em cada jantar eliminatório, o público era convidado a degustar pratos preparados por três chefs competidores, até chegar à grande final, que coroou a chef Rafaela Guidolin como vencedora da edição. O reality show gastronômico promovido pelo Bom Gourmet foi uma vitrine de talentos e reforçou o compromisso da Gold em apoiar o desenvolvimento da gastronomia local.

Escolhas que aceleram o crescimento

Para quem deseja iniciar esse processo de transformação na gestão de compras, o primeiro passo, segundo os especialistas da Gold, é ter clareza sobre o desempenho financeiro do restaurante. “Se os custos com insumos estão acima de 33% do faturamento, somando os preços de embalagens, descartáveis e variáveis como tempo de mão de obra, limpeza e imposto, algo precisa ser revisto. É fundamental ter controle absoluto da operação e enxergar onde está o ralo que escoa o lucro”, destaca Pedro.
Por fim, contratar um fornecedor não deve ser uma escolha pautada apenas no valor da fatura, mas na soma dos benefícios que ele entrega, como tempo, consistência, suporte e previsibilidade. “Nosso papel é mostrar que a escolha do parceiro certo pode ser o novo motor de crescimento de um restaurante”, finaliza Rodrigo.