Thumbnail

Sem categoria

Festival da Lagosta, para comemorar os 10 anos do La Varenne

Anacreon de Téos
31/01/2024 11:41
Uma das principais referências na gastronomia paranaense, o restaurante La Varenne está comemorando 10 anos de atividade. E em pleno sucesso. Fundado em 30 de janeiro de 2014 – tendo na ocasião, na cozinha, o chef Ivo Lopes -, o La Varenne se estabeleceu oferecendo uma fusão única de sabores franceses e italianos para a exigente clientela de Curitiba.
Lembro-me do impacto que causou sua inauguração. Fruto de uma parceria entre o empresário David Soifer e do advogado Luiz Antonio – Totonho – Abagge, o restaurante apostou no talento e na experiência de Lopes para apresentar um menu que circulava muito à vontade entre os conceitos franceses e italianos, com uma pequena queda para o lado francês, pois, afinal, o nome da casa veio do chef francês François Pierre de La Varenne, que cozinhou para o rei Louis XIV e foi autor do livro Le Cousinier François, ainda hoje referência dos cozinheiros, mais de 300 anos depois.
Nos primeiros cinco anos, a La Varenne ainda teve Felipe Miyake no comando da cozinha, até sofrer um choque de gestão com a chegada do experiente Ronaldo Bohnenstenghel, que trouxe o chef Simone Brunelli – ficou até a pandemia - e, com o tempo e a saída de Abagge, tornou-se sócio de Soifer, conseguindo dar uma bela guinada nos resultados do empreendimento.
Ronaldo Bohnenstenghel, sócio e gestor do restaurante La Varenne, que está completando 10 anos. | Foto: Larissa Sene
Ronaldo Bohnenstenghel, sócio e gestor do restaurante La Varenne, que está completando 10 anos. | Foto: Larissa Sene
Bohnestengel tem um currículo invejável na gastronomia. Começou lá atrás, trabalhando com Celso Freire no magnífico Boulevard (que foi o início de tudo, o marco diferencial da nova gastronomia por aqui) e foi o primeiro sommelier a se conhecer em Curitiba. De lá em diante, esteve com Junior Durski, na montagem da incomparável adega do Restaurante Durski, até partir para seu próprio empreendimento, o Vin Bistro, que unia o conceito de restaurante com uma bela adega para a venda de vinhos de primeira linha.
Deu muito certo e o restaurante tornou-se bom marco na cidade, especialmente quando organizava seus festivais temáticos, ora de mignon, ora de centollas, ora de bacalhau, ora de T-Bone, ora de lagosta e do que mais a inspiração lhe permitisse. Mantinha o cardápio normal sempre impecável, mas dava um reforço de sabor e tentação a cada nova ideia de pratos especiais.
No La Varenne, o novo gestor deu uma bela enxugada em custos e partiu, também, para o foco em um cardápio mais centrado e equilibrado. Com direito aos festivais, claro, começando com um de lagosta e se estendendo por outros temas. Foi também inspirador e responsável pela mudança do visual do salão, tornando-o mais acessível e com melhor aproveitamento de espaço (mudança que se deu durante a pandemia, anos difíceis, como para qualquer empreendedor na área).
Festival 10 anos
Pois agora o La Varenne chega aos 10 anos de funcionamento, com ótimos resultados, casa sempre cheia e comida impecável. Para comemorar o bom momento, um festival, evidentemente. E só poderia ser o campeão deles, o de lagosta, que já está acontecendo, com a proposta de pratos suculentos e interessantes.
O Festival de Lagosta oferece um menu exclusivo, preparado pelo talentoso time de chefs do restaurante.
Vamos conferir o menu?
Lagosta grelhada, à la Bourguignonne, com fettuccine ao pesto de ervas;
Lagosta gratinada, ao molho de queijo gruyère, com gnocchi de batata e páprica;
Lagosta grelhada, com manteiga de ervas finas e legumes da estação;
Lagosta grelhada, ao molho beurre blanc com risoto de alcachofra.
Cada prato custa R$ 289 e as porções são individuais (embora muito bem servidas).
O Festival da Lagosta, então, já está valendo, no La Varenne, nos menus do almoço e do jantar. Para reservas e mais informações sobre o evento, os interessados podem entrar em contato pelo telefones (41) 3044-6600 ou 99512-5501 ou visitar o site oficial do restaurante: www.lavarenne.com.br.
O belo salão do La Varenne, remodelado depois da pandemia. | Foto Larissa Sene
O belo salão do La Varenne, remodelado depois da pandemia. | Foto Larissa Sene
La Varenne
Pátio Batel - piso L4
Horário de Funcionamento:
Segunda a Quinta: das 12h às 15h e das 19h às 22h
Sexta: das 12h às 16h e das 19h às 23h
Sábado: das 12h às 16h e das 19h às 23h
Domingo: das 12h às 16h
Reservas: (41) 3044-6600 e 99512-5501
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog: