Sem categoria
De olho em receita do salão, iFood compra empresas de gestão para restaurantes
O iFood, maior plataforma de delivery do país, adquiriu a operação de três empresas de sistemas de gestão para restaurantes: a Opdv, a Saipos e a 3S Checkout. Com a ação, a empresa ganha relevância no salão dos restaurantes e amplia conexão nas diversos elos da cadeia de negócios.
Em 2024, o iFood apresentou o iFood Salão, totem que facilita a realização de pedidos nos estabelecimentos, ajudando a otimizar o atendimento e reduzir filas. O equipamento conta com uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
Com as três novas operações, o iFood passa a estar mais presente na entranha dos negócios do food service, já que passa a contar com ferramentas que acompanham o controle do atendimento no salão, de gestão de estoque, de inventário, fluxo de vendas e informações financeiras.
Segundo a Bloombeg Línea, os valores das aquisições não foram revelados, mas os acordos foram fechados com a aquisição de 100% da operação e os fundadores continuam à frente dos negócios. Segundo Diego Barreto, CEO do iFood, a operação vai permitir a integração do mundo online e offline para aumentar transparência, eficiência e redução da ociosidade dos restaurantes. O executivo informou que a vertical do salão tem potencial de chegar a 10% da receita da companhia nos próximos três anos, partindo de uma base atual de 1,5%.
A divisão de negócios vai fornecer mais informações e possibilidade de integração. O iFood espera que o efeito multiplicador abranja 80% da base de restaurantes, que hoje está em 380 mil.
A transação acontece em um momento de anúncios de novas plataformas no mercado de entregas, com o retorno da 99Food e a possível chegada da marca chinesa Meituan. O CEO afirmou à Bloomberg, no entanto, que o movimento do iFood não está ligado às ações da concorrência, e que a plataforma já discutia essas possibilidades há algum tempo.