Sem categoria
Cerveja com chocolate dá certo? Confira 4 dicas de harmonização para a Páscoa
Harmonização de cerveja e chocolate não é apenas possível; pode ser uma boa pedida para a Páscoa. Bigstock
Apesar de ser uma escolha inusitada, a harmonização de cervejas com chocolates está longe de ser má ideia. Para começo de conversa, a carbonatação da bebida auxilia na limpeza do paladar, pois corta a gordura que cobre as papilas gustativas e prepara para a próxima degustação. Além disso, as bolhas também reforçam a sensação de frescor e aumentam a sensação do amargor ácido e picante.
O malte da cerveja oferece dulçor e cereais ao paladar, que harmoniza bem com caramelo, toffe, frutas secas, torrado e tostado. O lúpulo oferece notas frutadas, florais, herbais, enquanto acidez da bebida combina com a cremosidade e toques amanteigados.
Para Ana Paula Komar, sommelière do Clube do Malte, a escolha do estilo de cerveja está ligada ao grau de intensidade da sobremesa. "A cerveja é uma bebida extraordinariamente rica em sua composição. Ao prestar atenção nos detalhes, podemos alcançar uma harmonização eficaz, proporcionando uma experiência excepcional na degustação", comenta Komar.
A sommelière separou quatro dicas de harmonização de cervejas com chocolates. Confira!
Chocolate meio amargo
Cervejas como a Dry Stout, Schwarzbier e Dunkel possuem maltes tostados que combinam com chocolates mais fortes. É interessante balancear o amargor do doce com bebidas mais leves. Outro exemplo que se encaixa na descrição são as Porters.
Chocolate com mais de 60% de cacau
Uma boa pedida é a Imperial Stouts, que possui maior potência alcoólica. Essa característica causa sensação de aquecimento na boca, o que ajuda a derreter o chocolate.
Chocolate ao leite
Chocolates ao leite têm um forte sabor de açúcar, portanto é interessante harmonizar com cervejas de malte torrado e tostado, que não são tão leves e adocicadas. A Chocolate Stout traz uma combinação interessante, com notas de café, chocolate e amargor suave. A Robust Porter também funciona, pois traz um sabor suave de malte torrado, chocolate e residual adocicado.
Chocolate branco
Cervejas com características frutadas, como a Fruit Lambic e a Fruit Beer, combinam bem com o chocolate branco. As notas ácidas das frutas criam um contraste com doce, criando um "terceiro sabor" ao paladar. Além disso, o cholate branco contém manteiga de cacau em sua receita, que é comumente harmonizado com frutas vermelhas.