Sem categoria
Sabe harmonizar vinho com panetone? Confira cinco dicas para acertar na ceia de Natal
Não existe mesa de Natal sem pelo menos dois itens: vinho e panetone. O primeiro está em todas as ocasiões em que há algum tipo de comemoração, e não seria diferente na ceia da noite de 24 de dezembro. Já a criação italiana, de origem milanesa, é um clássico absoluto da estação, mas já pode ser visto por aí, em gôndolas de supermercados e na mesa de muitos ao longo do ano.
Se você não dispensa tanto o vinho com o panetone nas festas de fim de ano, aprender a harmonizar pode ser importante para tirar o melhor desta soma saborosa e fundamental para a época do ano. A Porto a Porto, importadora e distribuidora de produtos enogastronômicos há 25 anos, traz dicas definitivas para a degustação de ambos da melhor forma possível. A regra e simples: as sobremesas precisam de bebidas doces.
Moscatel, vinhos fortificados ou os chamados vinhos de sobremesa, que incluem os que passam pelo processo de apassimento e os de colheita tardia, produzidos com uvas desidratadas, entram nessa categoria.
Desconsidere, porém, vinhos secos, incluindo espumantes Brut. Em contato com o dulçor do panetone, criam contraste pouco agradável na boca. O ideal é escolher vinhos tão ou até mais doces que a sobremesa. Algumas dicas de rótulos vão te ajudar nesse processo saboroso de escolha para a harmonização perfeita. Confira.
Panetone tradicional
Para quem não abre mão do panetone tradicional, com frutas cristalizadas e uvas passas, um espumante doce, como o Moscatel, é a escolha perfeita. Uma boa pedida de rótulo é o Truffle Hunter Leda Asti Millesimato Dolce DOCG, espumante italiano elaborado na região do Piemonte com a uva Moscato. Apresenta aromas frutados com notas florais. Doce, saboroso, com bom volume e equilíbrio.
Chocotone
Se você é do time do panetone com gotas de chocolate, a melhor combinação são com os vinhos fortificados com aromas e sabores achocolatados, de caramelo e bala toffee. O português Porto Messias 10 Anos, é excelente por causa de seus aromas complexos e delicados de frutas secas e passas. O Justino's Madeira 3 Anos Doce, vinho fortificado da Ilha da Madeira, é também uma ótima escolha.
Panetone de pistache
O pistache está em todo lugar, incluindo no panetone. Essa versão vai bem com o Moscatel de Setúbal DOC Adega de Palmela, vinho português de sobremesa com aromas de cascas de laranja, mel, frutos secos e toques de chá.
Panetone com cobertura açucarada
Por ser muito doce, pede um vinho à altura, como Château Cantegril Sauternes, um rótulo de sobremesa produzido em Bordeaux, na França. Apresenta intensos aromas de frutas e mel, com toques minerais. Em boca, é doce, elegante e equilibrado. Fermentou e amadureceu em barricas de carvalho francês por, em média, 12 meses.
Panetone de doce de leite
Uma boa escolha é o Jerez Premium Cream, vinho fortificado produzido no sul da Espanha com amadurecimento em barrica pelo tradicional sistema de solera. Apresenta aromas e sabores adocicados, com notas persistentes de frutos secos.