Sem categoria
Crocante por fora e derretendo por dentro: receita de burrata empanada do Bobardí
Um queijo com crosta crocante e recheio derretendo é a entrada perfeita para qualquer refeição. Vai ver por isso que a burrata empanada do restaurante Bobardí faz tanto sucesso. Na casa, ela é servida com um refogado de cebola, tomate cereja e azeitona e uma saladinha de rúcula e radichio (ou chicória roxa). O chef Danilo Takigawa explica a preparação deste prato e dá dicas de como fazer queijos empanados.

Ele lembra que a burrata, o brie e o provolone são os queijos mais comumente empanados. Danilo acredita que uma porção pequena de um Serra da Canastra (queijo brasileiro) poderia dar certo também. “O legal são aquelas rodelas já cortadas de provolone. Como são pequenas, são mais fáceis de fazer e rendem bons snacks”, ensina.
A principal dica para garantir a crosta crocante é empanar duas vezes. No caso da burrata, ele empana na farinha de trigo, ovo e farinha panko (farinha de pão bem flocada) – nessa ordem – e depois novamente no ovo e na panko. “Assim, ela não vaza”, diz. Outra dica é manter o queijo na geladeira antes de empanar para alcançar firmeza, principalmente para a burrata, que é mais delicada. Após empanar, volta à geladeira por cerca de duas horas.
Para dar um toque diferente à preparação é possível saborizar a farinha panko com tomilho e outras ervas secas. “Mas cuidado com as mais fortes. Como a burrata é delicada, os sabores das ervas podem sobrepor ao sabor do queijo”, diz. Outra dica é empanar com flocos de cereal sem açúcar moídos, o que resulta em mais crocância. Na hora de empanar, uma dica para não virar aquela bagunça: reserve uma mão para trabalhar com o ovo e a outra para trabalhar com as farinhas.
Para fritar, utilize o óleo de algodão (o mais indicado) em temperatura média. Quando ficar com a crosta dourada, coloque no forno para garantir a cremosidade interna.
PASSO A PASSO
Após retirar a burrata da geladeira, tempere com sal e pimenta.

Passe toda ela na farinha de trigo.

Passe no ovo. Certifique-se de que toda a burrata foi passada nele, senão a panko não vai aderir.

Passe na farinha panko.

Passe no ovo novamente. Passe de novo na farinha panko. Leve à geladeira, para firmar. O ideal são duas horas.

Frite no óleo com temperatura média até ficar dourado.

Coloque no forno a 170 graus C por cerca de dez minutos.

LEIA TAMBÉM: