Sem categoria

Aumento do consumo não impactou bares e restaurantes

Bom Gourmet
19/03/2024 16:16
Thumbnail
O aumento do consumo no Brasil não passou por bares e restaurantes, e famílias têm optado por realizar seus gastos com alimentação em supermercados. Neste cenário, o reajuste de preços se torna um desafio ainda maior para empresários do setor. Essa é análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Segundo dados do Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe –, em parceria com a marca de vales refeição e alimentação Alelo, supermercados tiveram um aumento de 10,9% nas vendas no primeiro bimestre de 2024, em contraste com o aumento de 0,5% dos restaurantes. Quanto às vendas feitas exclusivamente com cartões refeição e alimentação nos últimos 12 meses, restaurantes tiveram uma baixa de 2,3% e supermercados registraram uma alta de 9,6%.
Para se destacar neste cenário de redução de consumo em bares e restaurantes, Tonin recomenda investir na fidelização do cliente, através de um bom atendimento e utilização de produtos de qualidade. Alterar os ingredientes pode resultar na redução da qualidade e afastar clientes, explica o economista.
“É fundamental compreender o perfil do público-alvo do estabelecimento. Ao modificar a qualidade do produto, você está também modificando o perfil dos consumidores atendidos. Outro aspecto importante é compreender por que clientes escolhem frequentar seu estabelecimento, pois qualquer modificação na estratégia pode impactar os resultados”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.