Thumbnail

Restaurante Alma RS, que fica no Hotel Parador de Cambará do Sul. Foto: Divulgação.

Sem categoria

Restaurante de luxo em região de cânions gaúchos faz tudo na brasa

Anderson Hartmann, de Cambará da Serra (RS), especial para a Gazeta do Povo
02/01/2020 17:00
CAMBARÁ DA SERRA (RS) — Paixão, vibração, incandescência, labaredas. Essa é a proposta do Alma RS, restaurante do hotel Parador Casa da Montanha, nos Campos de Cima da Serra – famosa região de cânions na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.
O ambiente que dá vida ao glamping (estilo de camping com comodidades de luxo) construído em uma fazenda proporciona uma conexão do visitante com a natureza praticamente intocada. A proposta do restaurante é focada em apresentar o melhor dos sabores e aromas que retratam a gastronomia de raiz do gaúcho e do nativo desta região com mais de mil metros de altitude. São combinações inusitadas (também refinadas), com ingredientes, pratos, processos e modos de preparo que remetem às origens.
Restaurante Alma RS, que fica no Hotel Parador de Cambará do Sul. Foto: Divulgação.
Restaurante Alma RS, que fica no Hotel Parador de Cambará do Sul. Foto: Divulgação.
“Nossa intenção é agregar essência, raiz, regionalismo e alma. O nosso negócio é tocar fogo em tudo, defumar, assar sem pressa. No nosso menu, temos de carnes assadas e defumadas a sobremesas feitas  brasa. Tudo tem uma relação peculiar com o legado dos primitivos habitantes da nossa terra”, afirma o mestre assador Marcelo Sartori.
Steak tartare de cordeiro, farofa de erva-mate, arroz de carreteiro com carnes defumadas e salsa crioula, truta na crosta de pinhão, lasanha de cogumelos serranos, moranga recheada com creme de queijo serrano e charque desfiado com arroz de pinhão, cordeiro na crosta de nozes e aroeira estão entre as delícias que podem ser apreciadas. Atenção às sobremesas feita na brasa: crepe de doce de leite caseiro selado no caramelo; e batata de doce assada na brasa com açúcar caramelado, dentre outras.
O menu é sazonal e busca imprimir o frescor dos ingredientes de cada estação e da matéria-prima da horta orgânica da fazenda e de pequenos produtores locais, tudo preparado no forno a lenha ou fogo. A sustentabilidade na gastronomia é uma das inovações do restaurante que utiliza 90% de todos os ingredientes na produção de novos insumos e diferentes pratos.

Ingredientes típicos dos Campos de Cima da Serra

Cordeiro, javali, pato, geleias da montanha, queijo serrano, pinhão, noz-pecã, mel, cogumelos serranos. O carro-chefe do Alma RS é a carne, mas a fim de suprir uma demanda da contemporaneidade há também a oferta de muitos pratos vegetarianos. Muitos legumes de produção local são utilizados no cardápio do restaurante. Das coisas simples da terra, são feitas releituras. Tudo no fogo!
​Ao longo do ano, são realizados diversos eventos e oferecidas diferentes experiências como “o despertar dos cogumelos selvagens” ou “o curioso mundo dos queijos”. Mas todos os sábados é dia de sentir o calor do fogo de chão e conhecer de perto como é preparado o típico churrasco campeiro e degustar cortes especiais como o tradicional costelão e o cordeiro enterrado na brasa.

Modos de preparo raiz

Considerado um “artista do fogo”, por compreende-lo intimamente, o mestre assador Marcelo Sartori domina técnica e intuição. Sabe lidar com o vento, com o calor direto, e a partir dessa expertise única adota técnicas de preparo e cocção das carnes e dos alimentos muito peculiares desta região, que foi caminho dos tropeiros, e hoje ostenta costumes tipicamente gaúchos.
Dentre as principais técnicas estilo raiz estão maturação, cura, assar em baixa temperatura. A paleta de cordeiro do Alma RS, por exemplo, é assada em um processo de rescaldo no churrasco. A carne é embrulhada e assada de quatro a cinco horas nas cinzas.
“A gente cria um ambiente totalmente sensorial para que os visitantes se integrem, relaxem e sintam essa poesia que é a experiência gastronômica e cultural única que oferecemos aqui. Nossa intenção é que o turista grave na alma os retratos da nossa cultura e das histórias que viver aqui”, destaca o mestre assador.
Serviço
Alma RS
Estrada do Faxinal, RS 429
Morro Agudo
Cambará do Sul – RS
Aberto ao público diariamente: almoço das 12h às 15h e jantar das 19h às 23h
Reservas e informações pelo fone (54) 3295.7575
www.paradorcasadamontanha.com.br/gastronomia
VEJA TAMBÉM

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail