Sem categoria

A melhor carta de vinhos de Curitiba conta com rótulos de 44 países

Redação
11/12/2025 16:15
Se o consumo global de vinhos diminuiu nos últimos anos, o Brasil está na contramão desse movimento. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), entre 2022 e 2023, o consumo no país aumentou 11,6%, e foi o segundo mais expressivo do mundo, atrás apenas da Romênia, com 20%. Se você foi um dos brasileiros que, com moderação, contribuiu para essa demonstração de amor pela bebida, precisa então conhecer a melhor carta de vinhos de Curitiba.
Apresentado por Gold Casa da Gastronomia e patrocinado pela Porto a Porto e pela Tramontina Hospitality, o Prêmio Bom Gourmet 2025 convocou um time de especialistas, dentro do Comitê Bom Gourmet, para avaliar o que a cidade tem a oferecer quanto a cartas de vinhos. E pela segunda vez consecutiva, o vencedor foi o Duq Gastronomia.
Duq Gastronomia
Esta é a segunda vez consecutiva que o estabelecimento conquista a premiação. Com carta assinada pelo sommelier premiado José Vinícius Chupil, o Duq conta com uma carta com vinhos de 44 países. Dentro da variedade oferecida pela casa, encontram-se vinhos tradicionais, orgânicos, biodinâmicos, veganos e naturais. O objetivo da carta é apresentar vinhos que expressem o melhor de cada região, refletindo o terroir com a mínima intervenção humana, além de serem ecologicamente corretos.
Em atividade desde 2023, o restaurante Duq tem como sócios o empresário Alexandre Abage, o chef Felipe Miyake e o sommelier Vinícius Chupil. Para saber mais sobre o estabelecimento e a melhor carta de vinhos de Curitiba, acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet.
Também na edição deste ano do Prêmio, o Duq foi eleito um dos 30 melhores restaurantes do Paraná (o que também ocorreu em 2024) e teve o chef Felipe Miyake nomeado mais uma vez como Chef 5 Estrelas.