Patrocinado
Conteúdo Publicitário
Receita que nutre memórias também é saúde

Algumas receitas carregam mais do que sabor: são cheias de afeto, histórias e memórias. Foi assim que nasceu o “frangobife”, prato criado por Ione Moro Cury e Marco Antonio Cury e vencedor do concurso “Pratos feitos de história”, promovido pela Unimed Curitiba.
“Foi uma amiga querida quem me passou a receita original. Depois, fiz com peito de peru para o Natal, até que, um dia, preparei com frango. A nossa neta mais velha, Mariana, foi quem batizou o prato de frangobife”, conta Ione.

Além de afetiva, a receita é saborosa e nutritiva. Segundo a equipe de nutrição da Unimed Curitiba, o frango ganha suculência com o suco de laranja, fonte de vitamina C e antioxidantes, além de um toque de cor e frescor. Já o creme de leite (nata), usado em maior quantidade, confere cremosidade e intensidade de sabor ao prato, mas também eleva o porcentual de gordura dele. Por isso, a sugestão é saborear a receita em ocasiões especiais, como um almoço de domingo, sempre com o equilíbrio de uma boa salada colorida. Confira como preparar a receita!
Frangobife
Ione Moro Cury e Marco Antonio Cury
Nível de Dificuldade: Médio
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
- 2 peitos de frango sem pele e sem osso
- Suco de 8 laranjas grandes ou 10 menores
- 3 potes de creme de mesa (nata)
- Manteiga
- Sal a gosto
- Arroz
- Batata-palha
Modo de Preparo:
- Tempere os peitos de frango com sal, manteiga e metade do suco de laranja.
- Disponha em uma assadeira proporcional à quantidade de frango (sem muito espaço sobrando, mas também não apertada demais) e leve ao forno até formar uma crosta queimada no fundo da forma.
- Retire do forno e coloque a assadeira sobre a chama do fogão.
- Acrescente o restante do suco de laranja e deixe ferver. Em seguida, adicione a nata e ajuste o sal. Cozinhe um pouco mais para incorporar os sabores.
- Corte o frango em pedaços pequenos e sirva com arroz e batata-palha.
“A cozinha sempre foi um espaço de carinho e união. Cada refeição que fazemos juntos mantém viva essa história de amor”, conclui Ione que, junto do marido, é a responsável pelo preparo que marca os encontros da família há mais de 50 anos.
VEJA TAMBÉM: