Patrocinado
Conteúdo Publicitário
Mais feijão no dia a dia: o poder nutricional das leguminosas

Tradicional na mesa dos brasileiros, o feijão é um dos alimentos mais completos e nutritivos que podemos incluir na alimentação diária. Rico em proteínas vegetais, em fibras e em uma ampla variedade de vitaminas e minerais, ele auxilia na saúde do coração, no controle da glicemia e no bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, por ser uma excelente fonte de ferro – seu consumo frequente contribui para a prevenção da anemia.
A equipe de nutrição da Unimed Curitiba ressalta que as leguminosas, como o feijão, são uma base alimentar importante para uma dieta equilibrada. Para incentivar uma alimentação saudável, a Unimed Curitiba convidou os participantes do programa Mais Vida a inscreverem suas receitas no concurso “Pratos Feitos de História”. Entre as selecionadas, está a do Cassoulet, um prato clássico da culinária francesa que lembra a feijoada brasileira, preparada por Alice Worliczek Fontana e Maria Lúcia Torres Cardozo.
“Esse prato pode ser considerado completo, pois reúne fontes de proteínas animais (carnes) e vegetais (feijão), legumes (cenoura, pimentões, repolho, cebola) e gordura (vinda das carnes). Dessa forma, temos diferentes fontes de vitaminas e minerais, entre elas vitaminas A, B6 e C, antioxidantes, folato, potássio, fibras e cálcio”, detalha a equipe de nutrição.
Isso tudo sem falar nos temperos, que trazem sabor e tradição para a mesa. “A Maria Lúcia falou sobre como esse prato reunia sua família, e eu compartilhei que fazia o mesmo com a feijoada tradicional. Assim, surgiu a ideia de prepararmos essas receitas juntas e revivermos esses momentos especiais”, contam Alice e Maria Lúcia. Confira a receita!

Cassoulet
Alice Worliczek Fontana e Maria Lúcia Torres Cardozo
Nível de Dificuldade: Médio
Rendimento: 5 porções
Ingredientes:
- 500 g de feijão branco
- 1 paio
- 2 linguiças calabresa
- 500 g de costelinha de porco
- ½ repolho pequeno picado em quadrados
- 15 cebolas pequenas (tipo conserva)
- 1 cebola grande
- 1 cenoura grande
- 2 colheres de café de sal
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 1 dente de alho
- 1 colher de café de pimenta-do-reino
- 1 maço de salsinha e cebolinha
- ½ pimentão vermelho picado
- ½ pimentão verde picado
- 2 xícaras de arroz branco
Modo de Preparo:
- Deixe o feijão de molho em água fria por 8 horas. Escorra, coloque em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 1 hora;
- Tempere a costelinha de porco com sal, pimenta-do-reino, shoyu e com a cebola grande. Realize essa etapa no dia anterior ao do preparo;
- Frite a costelinha já temperada, o paio e a linguiça calabresa cortada em rodelas;
- Tempere o feijão cozido com sal e alho e adicione o caldo das carnes;
- Acrescente a cenoura, os pimentões, as cebolas pequenas e, por último, o repolho;
- Sirva polvilhado com salsinha e cebolinha picadas, acompanhado de arroz branco.
Além de nutritivo, o cassoulet é uma ótima opção para reunir a família em torno da mesa e resgatar memórias afetivas. Que tal experimentar essa receita no seu próximo almoço especial?